Como converter facilmente ficheiros de imagem

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Há formatos de imagem para todos os gostos, desde os PNG até aos JPG, passando pelos novos formatos, como o WebP. Outrora, a conversão entre estes formatos de imagem era um processo relativamente complicado, mas agora há ferramentas online e offline que o podem ajudar a fazê-lo rapidamente. Aqui ficam algumas sugestões.

Converter através do Microsoft Paint

Os utilizadores de Windows têm uma ferramenta, que existe praticamente desde que o Windows existe, chamada Microsoft Paint, que, para além de ser um programa de desenho básico, também permite converter ficheiros de imagem entre formatos. Basta abrir o ficheiro que quiser converter no programa e depois aceder ao menu ‘Ficheiro’, ‘Guardar como’, na caixa de diálogo que surge, clique em ‘Gravar com o tipo’, escolha o tipo de ficheiro que quiser, dê-lhe um nome e clique em ‘Guardar’.

Conversão de imagem no Microsoft Paint.

Converter ficheiros de imagens através do browser

Alguns browsers e sites permitem uma conversão directa das imagens quando se descarregam, por isso, neste caso, os resultados não são certos. No Chrome e o Microsoft Edge, clique com o botão direito do rato em cima da imagem que quer guardar no computador e escolha a opção ‘Abrir imagem num novo separador’ (opção ‘Ver imagem’ no Firefox). No topo do novo separador, o URL da imagem deve acabar numa extensão que denota o formato de imagem. Se a extensão for .JPG ou .WEBP, altere-a para PNG para converter a imagem para o formato PNG quando for descarregada. Nos browser Chrome, Edge e Safari, só se pode converter para o formato PNG nos sites que o suportam. O Firefox apenas converte para .JPG.

Converter através de uma extensão do browser

Outra opção é utilizar uma extensão para o browser. Por exemplo a Convertio e a File Converter suportam muitos tipos de ficheiros diferentes, mas a mais fácil de utilizar é a Save Image as Type, se apenas quiser usar os formatos JPG, PNG e WebP.

Para usar a extensão Save image as type, instale-a no browser (está disponível apenas para o Google Chrome), aceda ao site onde está a imagem que quer converter, clique com o botão direito do rato em cima da imagem, leve o rato para ‘Save image as Type’ no menu e escolha o formato que quiser.

Conversores online

Quanto a serviços online de conversão de ficheiros, há tantos que não se conseguem contar. Até a Adobe tem um, pode converter ficheiros de JPG para PNG aqui, ou de PNG para JPG aqui. Outros serviços, como o CloudConvert, Convertio e Online-Convert.com permitem-lhe converter entre dezenas de tipos de ficheiros de imagem e carregar vários ficheiros de uma só vez.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version