AMD vende APU da Xbox como sistema completo na China

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Recentemente surgiram nos mercados asiáticos um novo sistema da AMD, que está a ser vendido como um conjunto completo, com motherboard, APU (chip com processador e controladora gráfica integrada) e memórias integradas soldadas na própria motherboard, sendo este sistema desginado como AMD 4700S.

Este sistema está a ser vendido em alguns retalhistas como um sistema Mini-ITX de gaming completo, com um preço em torno dos 700 euros. Mas o que desperta mais a curiosidade é o facto de este sistema utilizar um processador de arquitectura Zen2 com oito núcleos, 16 threads, 12 MB de cache e até 4.0 GHz de frequência máxima.

Isto torna este processador 200 MHz mais rápido que a solução utilizada originalmente na Xbox Series X, mas que em contrapartida tem a controladora gráfica integrada RDNA2 desactivada, embora mantenha os 16GB de memória GDDR6 soldada no sistema. Isto poderá dizer que se trata de um reaproveitamento de chips que não passaram os testes de qualidade necessários para serem utilizados na consola da Microsoft.

Por ter a gráfica desligada, este sistema utiliza uma gráfica dedicada, uma Radeon RX 550, ao qual se junta um SSD de 500 GB, e uma fonte de alimentação de apenas 200 Watts, o que acabará por limitar bastante as suas capacidades para um futuro upgrade de placa gráfica. Em termos de desempenho, este sistema está ao nível de um AMD Ryzen 7 4750G e de um Intel Core i7-9750H, para computadores portáteis.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version