AMD lança nova BIOS AGESA 1.2.0.2 para todos os fabricantes de motherboards

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Ao contrário do que poderá pensar, grande parte do código das BIOS UEFI que controlam as motherboards para sistemas AMD é desenvolvida pela própria AMD, embora existam elementos nesse código que é posteriormente personalizado e adaptado por cada fabricante. Isto tem permitido à AMD rapidamente implementar melhorias significativas, tanto em termos de desempenho, como de compatibilidade e resolução de problemas.

E é neste último ponto que entra o novo Firmware AGESA 1.2.0.2, que a AMD acaba de lançar oficialmente. Desde o início do ano que a AMD reconheceu a existência de problemas com as ligações USB em motherboards com chipsets da série 400 e 500, quando associados a processadores AMD Ryzen 3000 e 5000, como falha na comunicação ou desempenho irregular.

A AMD tinha, entretanto, indicado algumas dicas que poderiam minimizar essas falhas, mas prometeu encontrar a origem do problema, e resolver. Com a chegada do firmware AGESA 1.2.0.2, a AMD conseguiu efectivamente resolver o problema. Agora será uma questão de tempo (horas, muito provavelmente) até todos os fabricantes disponibilizarem essas actualizações nas páginas de suporte das respectivas motherboards equipadas com chipsets AMD X570, B550, A520, e futuramente as X470 e B450.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version