Youtube começa a verificar problemas com direitos de autor no momento em que os vídeos são carregados

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Como é natural, é do interesse do Youtube e, principalmente dos utilizadores, que quaisquer vídeos que sejam carregados para o serviço não tenham quaisquer problemas de violação de direitos de autor. Para ajudar a evitar estes problemas, recentemente, o Youtube lançou uma nova funcionalidade que acrescenta um passo de verificação de potenciais violações de direitos de autor momento em que o utilizador carrega um vídeo para o serviço.

Como se pode ver pelo tweet abaixo, o Youtube agora faz um conjunto de verificações quando o utilizador inicia o processo de carregamento do vídeo. Na descrição, o Youtube indica que  “Vamos verificar a existência de problemas de direitos de autor que possam limitar a visibilidade do seu vídeo. Poderá de resolver quaisquer problemas antes de publicar o vídeo.” Abaixo disto, pode aparecer uma lista de problemas com direitos de autor, ou a mensagem “Não foram detectados problemas”, se o vídeo não necessitar de qualquer alteração.

Esta nova funcionalidade é muito útil para quem publica vídeos no Youtube, porque permite detectar quaisquer problemas com inclusão de conteúdos protegidos por direitos de autor, que não foram notados durante a montagem do vídeo. Ou pelo desconhecimento que o conteúdo usado tinha direitos de autor. 

Segundo a notícia original, publicada no site XDA Developers, o Youtube consegue fazer estas verificações rápidas através do sistema Content ID, que usa a “impressão digital” do conteúdo para identificar se está, ou não, protegido por direitos de autor e se pode ser utilizado. Este novo sistema não conseguirá verificar tudo. Por isso, os detentores dos direitos podem continuar a marcar vídeos depois de serem publicados. No entanto, espera-se que o novo sistema reduza substancialmente a quantidade de vídeos que são marcados acidentalmente como estando a violar direitos de autor.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version