Utilizador instala 16GB numa GeForce RTX 3070 com (algum) sucesso

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Um Youtuber Russo, com o nome VIK-on, conseguiu, com sucesso, substituir os 8 chips de memória da sua placa gráfica, duplicando assim a capacidade com sucesso, mas não sem alguns percalços pelo caminho. A gráfica em questão é uma GeForce RTX 3070, que de fábrica trás um total de 8GB de memória do tipo GDDR6, tendo o processo sido apenas a substituição dos actuais módulos por outros com o dobro da densidade.

O processo envolveu o uso de uma pistola de ar quente ajustada entre os 300 e 350ºC, temperatura suficiente para liquidificar os pontos de solda dos chips de memória, facilitando assim a sua remoção. Após removidos todos os chips, deve-se aplicar fluxo de solda e colocar nos locais os novos chips de memória com o dobro da densidade.

Com os chips devidamente colocados, volta-se a usar a pistola de ar quente, desta vez entre os 300 e 320ºC, para garantir que, através da liquidificação dos pontos de solda, os contactos dos chips de memória fiquem devidamente soldados aos contactos da placa de circuitos integrados da placa gráfica.

Após este processo, a placa funcionou, aparentemente, sem problemas, tendo sido devidamente identificados os 16GB presentes na placa gráfica, mas devido a limitações, ou da BIOS ou dos drivers da Nvidia, a placa revelou problemas de estabilidade não durante as aplicações, mas sempre que a placa deixava de correr qualquer tipo de aplicação 3D.

Este problema poderá estar relacionado com os drivers, pois revela que estes não conseguem libertar os dados armazenados na memória da gráfica quando a aplicação deixa de funcionar, causando assim um crash, obrigando a reiniciar o PC. Como solução temporária, bastou usar uma aplicação 3D a correr constantemente, como o Furmark, para evitar que as memórias da gráfica sejam completamente limpas, gerando o erro inicial.

Através desta experiência, VIK-on acredita que o hardware das GeForce RTX 3070 está perfeitamente preparado para lidar com 16 GB de memória gráfica, dando assim a entender que a Nvidia, poderá a qualquer momento, lançar uma RTX 3070 Ti com o dobro da capacidade de memória do modelo actual.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version