SPC Octacore Gravity

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Às vezes, é bom termos contacto com tecnologia de entrada de gama, para percebermos que nem só de grandes “bombas” se faz o mercado dos smartphones e dos tablets. Na PCGuia temos testado vários equipamentos que não se vão destacar pelo desempenho, qualidade ou design – este tablet da marca espanhola SPC é mais um que entra para este “clube”. Contudo, isto não é uma coisa necessariamente má – ok, é preciso dizer que o Octacore Gravity é muito limitado em vários aspectos (como a resolução do ecrã e as máquinas fotográficas – que nem vale a pena tentar usar para fazer vídeos ou tirar boas fotos), mas há sempre quem prefira uma solução mais modesta, para tarefas básicas. É assim que preferimos ver o tablet que a SPC nos desafiou a testar.

Ora, sem grandes argumentos a muitos níveis, o que há no Octacore Gravity que possa conquistar alguém? Na verdade, muito pouca coisa, mas o preço será uma delas: o oficial roça os duzentos euros, mas é possível encontrá-lo um pouco mais acessível – experimente fazer uma busca no KuantoKusta. Outra, é o facto de podermos adicionar um cartão SIM para fazer chamadas e dados móveis para aceder à Internet, o que é um bom recurso para um tablet nesta gama de preços.

De resto, tudo parece muito datado e parte de um equipamento com alguns anos: o design é mauzinho e há aquele irritante conceito de nos levar a usar o tablet na horizontal, com a câmara e o logo da marca a definir a forçar esta orientação. Depois, o peso: mais de meio quilo de tablet, que o torna muito desconfortável de ter na mão, sem apoio, ao fim de alguns minutos.

A resolução do ecrã faz também parte da lista dos pontos menos bons, com apenas 1280 x 800, o que cumpre só os requisitos mínimos. Ainda assim, gostámos de usar o Octacore Gravity para ver conteúdos de streaming na Netflix em casos muito pontuais ou como se fosse um segundo ecrã – por exemplo, gosto de estar na PS4 e a ver um jogo de futebol. Se tiver um teclado Bluetooth, não será má ideia usar este tablet para escrever em programas de texto ou para outro tipo de produtividade mais básica.


Distribuidor: SPC

Site: spc-universe.pt

Preço: €199


Benchmarks

  • AnTuTu: 97 887
  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 7957
  • PCMark 8 Work: 4382
  • PCMark 8 Autonomia: 560 minutos

Ficha Técnica

Processador: ARM Cortex A55 Octacore (8 x 1,65 GHz)
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB (microSD até 512 GB)
Câmaras: 5 MP (traseira) + 2 MP (frontal)
Ecrã: 10,1” IPS HD (1280 x 800), 149 ppi
Bateria: 5800 mAh
Dimensões: 251 x 166 x 9 mm
Peso: 550 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version