Sony mostra primeiras imagens dos comandos para o sistema realidade virtual da PlayStation 5

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou hoje os primeiros detalhes sobre do novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual (RV) na PlayStation 5. O sistema de realidade virtual PSVR para a PlayStation 4 utilizava os PSMove (que tinham sido desenvolvidos para a PlayStation 3), como comandos para algumas aplicações. Para o novo headset, a Sony decidiu abandoná-los e desenvolver comandos específicos para a nova plataforma.

Segundo a empresa, os novos comandos oferecem uma maior imersão com gatilhos adaptativos, feedback háptico e, entre outras coisas, reconhecimento táctil.

Imagem – Sony

“O nosso novo comando de RV foi concebido de forma a corresponder à nossa missão de conseguir alcançar um sentido de presença mais profundo e uma maior sensação de imersão nas experiências de Realidade Virtual”, disse Hideaki Nishino, Senior Vice President na SIE. E acrescentou: “O comando baseia-se nas inovações que apresentámos com o DualSense, que mudou a forma com que ‘sentimos’ os jogos na PlayStation 5, revelando uma nova forma de aproveitar o sentido do tacto. Agora estamos a trazer essa inovação aos jogos em realidade virtual”.

O novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5 segue o design adoptado por outros fabricantes, como a Microsoft, Oculus e HTC, com forma esférica que permite aos jogadores segurarem o comando de forma natural enquanto jogam e proporciona mais liberdade e precisão do que os PS Move. Como não há limitações na forma como se movimentam as mãos, os criadores de videojogos podem criar novas experiências de jogo.

Imagem – Sony

Para além disto, com a adaptação de algumas tecnologias desenvolvidas para os novos comandos da PlayStation 5, como os gatilhos adaptativos e o feedback háptico, este novo comando vai permitir aos jogadores sentirem e interagirem com os jogos de uma forma mais intensa.

“Estamos muito entusiasmados com este comando, no entanto o que importa agora é a forma como os criadores de videojogos irão aproveitar as suas funcionalidades para criar novas experiências em RV para a próxima geração”, continuou Hideaki Nishino, acrescentando que ainda há mais por partilhar sobre a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version