Samsung lança o seu primeiro SSD NVMe que não usa memória RAM

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Samsung anunciou o sucessor dos SSD 970 Evo, chamado 980. Esta nova unidade SSD é M.2 NVMEe e utiliza a versão 3.0 da interface PCI Express. A Samsung está a vender esta nova drive a um preço mais baixo que a antecessora, nos Estados Unidos a versão de 1 Tb custa 129 dólares e a versão de 250 GB custa 50 dólares.

A razão para a baixa de preços é o facto de esta driver ser a primeira drive fabricada pela Samsung que não dispõe de memória RAM que serve para melhorar a velocidade de escrita e leitura. Esta memória RAM é usada normalmente para mapear o conteúdo do SSD, o que aumenta a velocidade com que a drive serve dados ao computador.

Apesar de não usar RAM, a Samsung afirma que esta drive tem um desempenho muito melhor quer outras soluções deste género, porque as drives 980 tiram partido de uma funcionalidade da especificação NVMe chamada Host Memory Buffer. Neste caso específico, reserva 64 K da memória DRAM do CPU através da interface PCIe para fazer as vezes da memória que está integrada normalmente no SSD. O resultado é uma drive ligeiramente mais lenta do que um que tenha a sua própria memória RAM, mas muito mais rápida do que uma drive que não utilize a funcionalidade Host Memory Buffer. Segundo a Samsung, esta nova drive é até seis vezes mais rápida que uma drive SSD que utilize a interface SATA.

O bom desempenho desta drive também pode ser atribuído à funcionalidade Intelligent Turbo Write 2.0 da Samsung, que multiplica a região de memória para buffer alocada na 980 até aos 160 GB. Esta funcionalidade simula o desempenho que se consegue obter com chips de memória flash single-layer cell (SLC), embora o 980 utilize memória flash multilayer cell (MLC) e tem como objectivo permitir um desempenho sustentado quando se estão a utilizar ficheiros grandes.

Segundo a Samsung, a versão com 1 TB do 980 consegue velocidades de 3500 MB por segundo em leitura sequencial e 3000 MB por segundo em escrita.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version