PocketBook lança novo leitor de ebooks com ecrã a cores

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
PocketBook InkPad Color - the first 7.8-inch e-reader with color E Ink KaleidoTM Plus screen

A fabricante suíça de leitores de ebooks, PocketBook anunciou a disponibilidade de um novo leitor, com um ecrã de 7,8 polegadas denominado InkPad Color. Como o nome indica, este novo leitor utiliza um ecrã E Ink, capaz de reproduzir páginas com um máximo de 4096 cores.

A quantidade de cores possíveis não impressiona, visto que os ecrãs dos smartphones e tablets modernos conseguem reproduzir muito mais, mas, para quem passa horas a ler, os ecrãs E Ink oferecem muito mais vantagens do que os que utilizam tecnologia OLED ou LCD.

Este dispositivo vem substituir o PocketBook Color, lançado no ano passado, que tinha um ecrã de 6 polegadas e foi um dos primeiros dispositivos a utilizar um ecrã E Ink com a tecnologia de reprodução de cores Kaleido.

Para além de conseguir reproduzir mais de 4000 cores, esta nova versão da tecnologia Kaleido tem um novo filtro de cores, que melhora o contraste e a saturação e também tem melhoramentos na forma como o ecrã é redesenhado. Estes melhoramentos permitem mais nitidez na reprodução de imagens e texto e mudanças de página mais suaves.

Este novo leitor de ebooks é dirigido principalmente a quem consome banda desenhada, livros infantis ou mesmo para a leitura de gráficos.

Embora não seja o primeiro leitor de ebooks com ecrã a cores, o InkPad Color é o primeiro com um ecrã de grandes dimensões. O ecrã é quase tão grande como o do Kobo Forma e é bastante maior que o do Kindle Oasis.

No entanto, a tecnologia Kaleido tem algumas limitações, como o facto de as imagens a cores estarem limitadas a 100 ppi (pontos por polegada), o que fica muito abaixo dos ecrãs a preto e branco, que chegam aos 300 ppi.

O sistema operativo do InkPad Color é uma versão personalizada do Linux, o dispositivo tem 8 mm de espessura e pesa 225 gramas, o que faz deste leitor um dos mais pesados no mercado actualmente. A memória flash interna, tem 16 GB de capacidade, mas pode ser expandida mais 32 GB através de cartões de memória microSD.

A bateria é de 2900 mAh e inclui Bluetooth 5.1 para a utilização de auscultadores sem fios para música ou audiolivros. Segundo a PocketBook, este novo leitor é compatível com 19 formatos de ebooks diferentes, 6 formatos de áudio e 4 formatos de gráficos.

O InkPad Color está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido por 329 dólares (cerca 270 euros), mas espera-se que chegue a mais países em breve.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version