Microsoft resolve erro que causa corrupção de dados no sistema de ficheiros NTFS em Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Um disco rígido por dentro. Foto Denny Müller em Unsplash

A Microsoft conseguiu resolver um problema no sistema de ficheiros NTFS do Windows 10 que pode causar corrupção dos dados que estão guardados no disco rígido. Neste momento, a correcção está apenas disponível na última versão do sistema operativo que está apenas disponível para os utilizadores do programa de testes Insider. Ao participar neste programa, os utilizadores recebem novas versões de teste do software da Microsoft antes de toda a gente para darem feedback e ajudarem a resolver quaisquer problemas que estejam presentes no software.

Este problema existe há três anos e foi descoberto pelo especialista em segurança informática Jonas L, que, em Janeiro, considerou este problema “uma vulnerabilidade particularmente má no sistema de ficheiros NTFS.”

O que faz com que este problema seja tão mau é o facto de poder ser activado através da abertura de um ficheiro que contenha um único comando, que direcciona o PC para um caminho no disco que baralha o Windows. Aquando da descoberta do problema, foi confirmado que esta linha de código podia ser escondida numa grande variedade de tipos de ficheiros, incluindo ficheiros ZIP, ficheiros batch e mesmo em atalho do Windows.

O facto de poder ser escondido nos atalhos do Windows é particularmente preocupante, porque um utilizador nem necessita de dar dois cliques em cima do ícone, basta aceder à pasta onde está esse ícone.

Na altura, a Microsoft disse que estava consciente da existência do problema e que iria resolvê-lo através de uma actualização futura. Ainda segundo a Microsoft: “A utilização desta técnica requer a utilização de técnicas de engenharia social e, como sempre, pedimos ao nossos clientes que tenham cuidado nas suas actividades online, incluindo na abertura de ficheiros desconhecidos e na aceitação de transferências de ficheiros.”

A Microsoft resolveu este problema na última versão do Windows (21322), que foi distribuída aos membros do programa Insider através do canal Dev. A resolução do problema impede o Windows 10 de tentar aceder ao caminho que pode corromper o sistema de ficheiros num qualquer suporte de armazenagem formatado em NTFS. Quando o bloqueio acontece, o Windows mostra uma mensagem de erro que indica que o nome da pasta é inválido.

Como é hábito na Microsoft, todas as actualizações para o Windows, ou qualquer outro software da empresa, passam primeiro pelos membros do programa Insider e esta não é excepção.

A correcção para este problema no Windows 10 deverá chegar a todos os utilizadores brevemente.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version