Intel Core i9-11900K supera os 7GHz ao ser arrefecido a Azoto Líquido

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Na véspera do lançamento oficial da nova geração de processadores Intel Core, dois entusiastas publicaram os seus feitos, ao testarem as capacidades de overclock do novo Core i9-11900K, recorrendo a um sistema de arrefecimento extremo, Azoto Líquido (LN2), que tende a arrefecer os componentes a temperaturas abaixo dos 180ºC negativos.

No primeiro caso, um utilizador designado de ROG-Fisher, utilizou a novíssima motherboard Asus ROG Maximus XIII Apex, equipada com o novo chipset Intel Z590 e uma BIOS modificada, por forma a conseguir aumentar a alimentação do processador para uns impressionantes 1.873 volts, face aos 1.35v de alimentação de origem.

Outro utilizador, de origem Indiana, do canal de YouTube PC Wale, que utilizaram uma motherboard similar, uma Asus ROG Maximus XIII Hero, e uma BIOS modificada, também para poderem aumentar ainda mais a alimentação do processador.

Ainda assim, a amostra que receberam para teste da Intel não obteve o mesmo resultado que o processador do ROG-Fisher, nunca tendo conseguido superar os 6.5 GHz de velocidade. Ainda assim, esta velocidade foi atingida com apenas 1.678v de alimentação.

Como em ambos os casos, tanto o processador como a motherboard foram fornecidos pela Intel, os resultados de overclock puderam ser divulgados, visto que não foram publicados nenhuns resultados de testes, que era uma dos impedimentos estipulados no acordo de não divulgação (NDA) da Intel.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version