Intel confirma processadores Meteor Lake, produzidos a 7nm, para 2023

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Tal como se previa, a Intel mantém o roadmap do lançamento de novos produtos, tendo anunciado recentemente que a finalização da sua futura arquitectura de processadores, que será utilizada nos futuros Meteor Lake, deverá ocorrer ainda este ano, estando previsto o lançamento dos mesmos para 2023, altura em que a Intel já deverá iniciar a sua produção.

Foi o próprio CEO da Intel, Pat Gelsinger que anunciou que a arquitectura Meteor Lake, para sistemas pessoais (desktop e mobile), e Granite Rapids para data centers, será finalizada já no próximo trimestre, permitindo assim iniciar os processos de validação e calibragem de todos os mecanismos necessários, para uma produção com sucesso utilizando já um processo de fabrico de 7nm, algo que a AMD utiliza desde 2018.

Embora Pat Gelsinger tenha referido que irá contar com a TSMC para o fabrico de CPUs, não ficou explícito se a TSMC será o principal fabricante destes novos Meteor Lake, ou apenas um fabricante de recurso, caso o volume de encomendas seja superior ao esperado.

Estes processadores Meteor Lake serão os sucessores dos futuros Raptor Lake de 10nm, que deverão ser lançados durante 2022, sendo por sua vez os sucessores dos Alder Lake, os primeiros processadores de 10nm, que serão lançados ainda este ano.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version