Google acrescenta funcionalidades e melhorias ao Google Maps

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Imagem de Photo Mix por Pixabay

A Google anunciou um conjunto de novas funcionalidades que vão chegar ao Google Maps. As novidades incluem uma nova ferramenta para a ajudar na navegação em interiores e sugestões de trajectos mais amigos do ambiente quando anda de carro. As novidades não vão chegar todas ao mesmo tempo e muitas ainda não estão disponíveis e algumas não vão chegar a todos os mercados onde pode usar o Google Maps.

Uma das principais novidades é o sistema de ajuda à navegação Live View com Realidade Aumentada, que agora também funciona em espaços interiores, como aeroportos ou centros comerciais. Com este sistema, só tem de levantar o seu dispositivo móvel e apontar a câmara ao que o rodeia para ver setas e ícones que o ajudam a chegar onde quer. Até agora, esta funcionalidade só funcionava em exteriores.

Imagem – Google

Infelizmente, esta funcionalidade ainda não está disponível em todos os mercados. Para já só estará disponível em centros comerciais de algumas cidades nos EUA e em breve chegará a alguns aeroportos e centros comerciais de Tóquio e Zurique. Mas, segundo a Google, vai chegar a mais cidades em outros países.

A Google também está a planear uma alteração da interface das aplicações para Android e iOS, no que respeita à escolha do meio do transporte. Neste momento, para o fazer, tem de navegar por vários separadores para conseguir ver os detalhes das várias opções de transporte. Com esta nova interface, só tem de escolher a partir de uma lista. A Google diz que será possível dar prioridade aos seus meios de transporte preferidos e pôr em evidência os que são mais utilizados no local em que se encontra. A nova interface vai começar a chegar a todos os utilizadores nos próximos meses.

Se utiliza o Google Maps enquanto conduz para o ajudar a chegar ao destino, a Google vai adicionar um novo tipo de trajecto optimizado para poupar combustível. Se este trajecto tiver a mesma duração que o mais rápido, o Google Maps escolherá automaticamente o trajecto mais amigo do ambiente. No entanto, se desejar, pode escolher o trajecto que quiser. Esta funcionalidade vai chegar às versões da aplicação para todas as plataformas para dispositivos móveis nos Estados Unidos até ao final do ano e ao resto do mundo mais tarde.

Imagem – Google

Estes trajectos que permitem poupar combustível não são as únicas novidades “amigas do ambiente” que vão chegar ao Google Maps. A Google também vai acrescentar uma funcionalidade que avisa o utilizador quando está a entrar numa zona de baixas emissões, em que certos tipos de veículos não podem circular. Esta funcionalidade vai chegar aos utilizadores da aplicação com Android e iOS na França, Alemanha, Holanda, Espanha e Reino Unido em Junho. Em breve chegará a outros países.

Imagem – Google

A aplicação Google Maps também vai receber novas camadas nos mapas para meteorologia e qualidade do ar. A camada de meteorologia vai chegar aos utilizadores de todo o mundo em breve, mas a camada que mostra a qualidade do ar vai chegar primeiro aos utilizadores na Austrália, Índia e Estados Unidos.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version