Framework lança portátil que é facilmente reparável e actualizável

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Framework, uma startup fundada em São Francisco, lançou aquele que é o computador portátil mais amigo do ambiente, bem como do consumidor, ao permitir que o mesmo possa ser facilmente reparado e actualizado, graças a uma construção modular, que permite a fácil substituição de todos os componentes no seu interior, desde as memórias RAM, passando pelo monitor e pela motherboard.

Podendo ser adquirido já montado, ou em forma de kit, onde o utilizador poderá montar o PC com as suas próprias mãos, o Framework Laptop será lançado no Verão, embora não se saiba ainda se as vendas estejam limitadas ao mercado Norte-Americano. Esta é a solução, segundo os responsáveis da Framework, de combater o desperdício electrónico gerado globalmente, devido a produtos que não podem ser reparados, nem reaproveitados.

Em termos de hardware, este computador utilizará um chassis em alumínio, com características que o colocam no segmento dos ultrabooks, com 1.3 kg de peso e menos de 16 mm de espessura, vindo equipado com um ecrã de 13.5 polegadas (formato 3:2) de alta resolução, processador Intel Core de 11ª geração (Intel Core i5-1135G7, Core i7-1165G7 e Core i7-1185G7).

Conta ainda com encaixes para dois módulos de memória RAM do tipo DDR4 a 3200 MHz até 64 GB de capacidade, e um encaixe M.2 NVMe PCIe 4.0, para uma capacidade máxima de 4 TB. A webcam, também substituível, capta a uma resolução 1080p a 60 fps, e possui botões físicos não só para a tapar, como para desligar os microfones estéreo, garantindo assim a sua privacidade.

No painel lateral do portátil da Framework encontram-se ranhuras que permitem encaixar os módulos de ligações, permitindo ao utilizador escolher as ligações que deseja, sejam elas USB 3.2 Gen2 do tipo A, ou tipo C, HDMI, DisplayPort, Gigabit Ethernet, leitor de cartão MicroSD, e até a possibilidade de colocar armazenamento adicional de 250 GB ou 1 TB de capacidade.

Esta solução modular permitirá igualmente substituir componentes habitualmente insubstituíveis, como o ecrã por um modelo táctil, com maior resolução ou maior taxa de actualização, bem como a bateria por um modelo com maior capacidade, ou até mesmo a motherboard, assim que a Intel lançar uma nova plataforma.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version