Como resolver puzzles Sudoku para principiantes

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Procure o jogo fácil primeiro: quando começar a jogar um quebra-cabeça de Sudoku, procure os sítios com as oportunidades mais fáceis de adicionar um número. Normalmente, é onde há um quadrado lotado ou uma fileira quase cheia de números. Às vezes, especialmente nos quebra-cabeças Sudoku de classificação fácil, você pode usar rapidamente o processo de eliminação para descobrir onde colocar um número. Por exemplo, se há um quadrado que já tem números de 1 a 7, você sabe que só precisa descobrir onde colocar os números 8 e 9. Olhe para as linhas que alimentam essa linha ou quadrado – às vezes será possível eliminar um número ou outro e pode preencher rapidamente as lacunas.

Procure quais números que estão em falta: Sudoku é sobre colocar números onde eles ainda não existem – é um processo lógico de eliminação. Se um número já existe numa linha ou quadrado, então esse número não pode ser colocado novamente. O desafio é continuar a pensar, a procurar e identificar as oportunidades para somar números onde ainda não foram colocados. Por exemplo, se a linha superior de um quebra-cabeça Sudoku já tem os números 1, 7, 8, 5, 9 e 2, isso significa que a linha ainda precisa dos números 3, 4 e 6. Procure nas linhas próximas (dentro do mesmo quadrado) para ver se pode descartar qualquer um dos três números ausentes.

Sudoku médio

Não adivinhe: o Sudoku não requer adivinhação. Se não tem certeza se um número pertence a um determinado local, é melhor não adivinhar.

Continue aa mover-se: o Sudoku recompensa o “olho errante” – se você se sentir preso, não se concentre muito numa parte da grade do quebra-cabeça. Em vez disso, deixe o seu olho e sua mente passarem para um lugar diferente na grade onde ainda não colocou nenhum número, e veja quais as novas possibilidades que se tornam aparentes.

Reavalie constantemente: toda vez que coloca um novo número na grade do Sudoku, deve-se interrogar: “O que mudou? O que eu sei agora, como resultado de ter colocado esse número? Por exemplo, se colocar com sucesso um número 5 numa linha horizontal, como é que esse 5 afecta o que acontece nos quadrados vizinhos? Cada vez que coloca um número, tem a oportunidade de potencialmente colocar mais números em linhas e quadrados próximos (dependendo de quais outros números já são conhecidos nesses lugares). Este é um dos aspectos mais satisfatórios de jogar Sudoku – cada passo para resolver o quebra-cabeça leva-o para mais perto da conclusão.

O Sudoku é um jogo divertido e intelectualmente estimulante porque exercita a parte do cérebro que anseia por lógica, ordem e uma progressão natural em direcção a uma conclusão satisfatória. Mesmo se for um iniciante em Sudoku, tenha a certeza que encontrará muito o que amar neste jogo. Feliz caça ao número!

Exit mobile version