Como converter um documento Word em PDF?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 2 min

O formato de ficheiros PDF é excelente para a distribuição de documentos que necessitam de aparecer completamente iguais a todos os que os abrirem. Tipicamente, podem criar-se ficheiros de texto através de várias aplicações, que depois são convertidos para PDF.

Se não tiver o Microsoft Word à mão, a forma mais simples para converter um ficheiro Word para PDF é através de um serviço online que faz essa conversão automaticamente. A grande vantagem destes tipos de serviços é funcionarem sem necessidade de descarregar e instalar qualquer programa, independentemente do computador que estiver a utilizar e também poderem ser utilizados em qualquer ponto do mundo.

Para tal, só tem de ter o ficheiro, aceder ao site com o seu browser, clicar no botão de carregamento do site, carregá-lo para o serviço e, após alguns segundos, poderá descarregar o ficheiro em formato PDF, completo com todo o texto, formatação e imagens que usou originalmente.

Para o abrir, para ver se está tudo bem, pode usar um browser, como o Microsoft Edge ou o Google Chrome, ou através da aplicação de oficial de leitura de ficheiros PDF da Adobe, Acrobat Reader, que tem de estar instalada no computador.

Um dos problemas que podem surgir na distribuição de ficheiros PDF é que, por vezes, os ficheiros acabam por ocupar muito espaço (principalmente quando se usam bastantes imagens), o que dificulta bastante o seu envio por correio electrónico, por exemplo.

Para resolver este problema, pode utilizar um serviço online que permite comprimir PDF. Estes serviços comprimem o texto e as imagens, para que o ficheiro final ocupe o mínimo de espaço possível, sem grandes perdas de qualidade das imagens.

Através deste serviço, o espaço ocupado pelo ficheiro PDF pode ficar reduzido a metade, ou menos, possibilitando assim o seu envio por correio electrónico, ou da sua partilha através de serviços de cloud.

Etiquetas:
Exit mobile version