Asus ROG Swift PG259QNR

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com o novo ROG PG259QNR, a Asus volta à ribalta, com aquele que é, de momento, o monitor mais rápido do mercado. Com um painel Fast IPS, produzido pela AU Optronics, este ecrã garante todas as vantagens de um tradicional painel IPS, como a reprodução fidedigna das cores e elevados ângulos de visualização sem perda de qualidade de imagem, e ainda adiciona características que anteriormente só estavam disponíveis em ecrãs do tipo TN, como a extrema velocidade.

Para este painel, a Asus anuncia 1 ms de tempo de resposta, na escala de cinzento-para-cinzento (GTG), e uma taxa de actualização máxima do ecrã de 360 Hz, isto quando utilizada a ligação DisplayPort 1.4 existente, já que a HDMI 2.0 está limitada a 240 Hz. E vale a pena apostar num monitor com esta velocidade? A resposta é… depende. Entre um monitor de 60 e um de 144 Hz, as diferenças são muito notórias, mas entre um de 144 e um de 360 Hz, isto já fica mais esbatido. Entre os 240 e 360 Hz, o caso muda de figura, e são raras as situações em que há justificação para ter um monitor tão rápido. Existe também a questão de um monitor com este desempenho exigir uma placa gráfica de topo, para conseguir que, através da tecnologia G-Sync, uma GeForce RTX consiga reproduzir fotogramas suficientes para sincronizar com a taxa de actualização do ecrã.

Face ao modelo PG259QN, este PG259QNR, além de custar mais 150 euros, oferece um suporte adicional em forma de grampo, para fixar directamente a uma esquina da secretária, para garantir mais espaço de movimentos, e pela integração da nova tecnologia Nvidia G-Sync Reflex, uma solução que, quando associada a um rato compatível, como o Asus ROG Chakram Core, consegue reduzir significativamente as latências entre o clique dos botões do rato e a acção reproduzida no ecrã.


Distribuidor: Asus

Site: rog.asus.com/pt

Preço: €899


Ficha Técnica

Ecrã: 24,5” IPS
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 1920 x 1080
Ligações: HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, Hub USB (2 x USB 3.0), jack 3.5 mm
Dimensões: 557 x 499 x 247 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version