XPG Levante 240

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O Levante 240 é o primeiro sistema de watercooling da XPG, que à semelhança de praticamente todo o mercado, recorre à tecnologia AiO (All-in-One) da Asetek: um mecanismo de bomba de água integrada num bloco em cobre com microcanais de 0,15 mm.

Para arrefecer o líquido, há um radiador de 240 mm em alumínio, radiador esse que é arrefecido pelas duas ventoinhas de 120 mm fornecidas. Estas são as novas Vento Pro 120 ARGB, que se diferenciam, não só pelo desenho das lâminas das pás, como pelo sistema de iluminação ARGB integrado. O desenho das lâminas foi o que mais nos impressionou: têm uma dupla face, como se tratasse de um aileron de um automóvel, para um melhor direcionamento do fluxo de ar, garantindo assim maior caudal, como menor ruído aerodinâmico.

Relativamente à iluminação ARGB, estas ventoinhas têm díodos LED integrados ao centro, com a luz a difundir-se ao longo das lâminas, bem como ao longo de um anel translúcido, colocado na moldura da ventoinha. Os efeitos de iluminação funcionam de forma sincronizada com o logótipo da XPG, colocado na face do bloco de água do sistema. O resultado é bastante agradável, mas existem soluções esteticamente mais apelativas.

Destaque para o sistema de retenção, que além de ser compatível com os principais sockets do mercado, utiliza um sistema mais robusto nos sistemas AMD: furação e a backplate (painel traseiro) da motherboard, em vez dos apoios de plástico superiores, como acontece com sistemas como os da Corsair.

No que toca ao desempenho, este sistema demonstrou resultados similares a sistemas como o NZXT Kraken X63 e o Corsair H100i RGB Pro XT, com diferenças de três e cinco graus centígrados, respectivamente, de temperatura do processador em carga. Isto faz com que o preço pedido, embora mais alto do que esperaríamos, seja adequado às funcionalidades e ao desempenho revelado.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Site: xpg.com/pt

Preço: €169,99


Ficha Técnica

Materiais: Cobre na base, alumínio no radiador
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM4.
Dimensões: 272 x 121 x 27 mm (radiador), 86 x 72 x 36 mm (bloco de água)
Ventoinhas: Vento Pro 120mm ARGB
Nível de ruído: 34 dBa

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version