Startup nacional Follow Inspiration cria robot para hospitais que destrói o SARS-CoV-2 com raios UV

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
UV ROBOT | Designed to Automate and Optimize the Disinfection Procedures!

A Follow Inspiration criou um novo robot que pode ser usado em hospitais, escolas, aeroportos ou espaços comerciais para travar as infecções por SARS-CoV-2.

O robot desta startup portuguesa, que está “incubada” no CEiiA, «combina tecnologia UV com purificador de ar e navegação autónoma, sem qualquer infraestrutura adicional», explicam os responsáveis pelo projecto.

Para fazer esta navegação autónoma, em «rotas pré-definidas», o robot tem sensores que permitem evitar pessoas e obstáculos, sendo que a luz UV-C apenas é ligada quando não há ninguém na mesma zona – segundo a Follow Inspiration, a eficácia de desinfeção é de «99,9 por cento».

Com uma autonomia entre quatro e seis horas, esta unidade autónoma é controlada por um «software central» que permite gerir frotas ou robot individuais. Para já, este equipamento está em testes no Hospital de Santo António, no Porto.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version