Samsung Q950T

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Quando testei recentemente duas televisões Samsung QLED lado a lado, a Q95T (4K) e a Q800T (8K), senti que a Q95T tinha uma qualidade de imagem superior à do modelo 8K. Com a nova Q950T da Samsung, o caso muda de figura: esta foi a melhor televisão QLED que alguma vez testei.

O ecrã de 75 polegadas surpreende pela inexistência de uma moldura, ou seja, ocupa praticamente todo o chassis, tendo este um rebordo metálico perfurado para garantir um arrefecimento eficaz do complexo sistema de retroiluminação de 500 zonas independentes, que por sua vez garantem até 4000 nits de brilho máximo (pico).

Esta solução permite, em conjunto com a elevada resolução do ecrã (33 MP) e a fiel reprodução de cores permitida pela tecnologia Quantum Dot, uma imagem de elevadíssima qualidade, sendo esta reforçada pela reprodução de 100% do volume de cor da norma DCI-P3 e certificações como HDR10+. Isto tanto é válido para imagens a 8K, como para resoluções inferiores, já que o processador Quantum 8K, em conjunto com o sofisticado sistema de inteligência artificial, continua a ser a solução mais precisa de upscaling de imagem que conhecemos.

Igualmente impressionante é o sistema de som, uma versão mais avançada da solução utilizada na Q95T, sendo neste caso composto por dois tweeters, dois woofers e quatro altifalantes de frequências médias, essenciais para amplificar automaticamente as vozes quando o televisor detecta ruídos inesperados em seu redor. Falta referir que o sistema operativo Smart TV, com base na plataforma Tizen, continua excelente, sendo de momento a solução mais agradável de usar, em conjunto com o elegante controlo remoto único.

Por fim, para os adeptos de videojogos, esta Q950T tem uma entrada HDMI 2.1, ideal para ligar a uma PS5 ou Xbox Series X, e usufruir de jogos 4K a 120 fps.


Distribuidor: Samsung

Contacto: samsung.com/pt

Preço: €5999


Ficha Técnica

Dimensões: 75 Polegadas
Resolução: 8K (7680 x 4320)
Ligações: 4 x HDMI, 3 x USB, Ethernet Lan, WiFi6, Bluetooth 4.2, S/PDIF out
Consumo: 389 W
Smart TV: Smart Hub (Tizen)


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version