Review: Remo Outlook PST Repair

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

O Outlook é uma ferramenta impressionante, e embora não tenha sido sempre a mais fiável das ferramentas da Microsoft, tem evoluído de forma impressionante. São poucas as ferramentas que conseguem lidar e indexar milhares de ficheiros dentro de ficheiros de dados com 50 ou mais GB.

Mas isso não significa que por vezes não continuem a acontecer erros, muitas vezes causados por causas externas, como um corte de luz, ou o aparecimento de um sector danificado num disco rígido mecânico. Nestes casos, se o Outlook estava aberto, o mais normal é o ficheiro de dados em uso, ficar corrompido.

 

Em muitas ocasiões, o próprio Outlook consegue reparar esses ficheiros, mas por vezes os danos são tais que é necessário recorrer-se a ferramentas como o Outlook PST Repair da Remo. Segundo a própria empresa, esta ferramenta permite reparar um ficheiro PST corrompido, bem como recuperar dados armazenados nesses ficheiros PST, como e-mails, contactos, notas, lembretes, etc.

Como tal, decidimos experimentar o Remo Outlook PST Repair, experimentando tentar recuperar, através dessa ferramenta, aceder a dados de um e-mail específico dentro de um ficheiro PST danificado, criado para o efeito.

Para efectuar esse teste, é necessário aceder à página da ferramenta e descarregar o Remo Outlook PST Repair, descarregar a aplicação e instalar a mesma, bastando para tal aceitar a licença de utilização para finalizar o processo. Quando finalizado, a aplicação irá emitir uma mensagem de erro, caso tenha o Outlook aberto, já que a mesma precisa de aceder aos ficheiros de dados PST, que estão inacessíveis enquanto estiverem a ser utilizados pelo Outlook.

Abrindo a aplicação, deverá escolher qual a tarefa que deseja realizar. No nosso caso em concreto, optámos por escolher manualmente o ficheiro de dados PST que desejamos recuperar. Deverá de seguida indicar a localização exacta do ficheiro PST, sendo indicada na janela a sua localização habitual, tendo em conta o tipo de sistema operativo utilizado. Falta apenas referir qual o destino do novo ficheiro PST, bem como escolher o tipo de pesquisa, se Normal ou Smart, esta última indicada para ficheiros com danos sérios de corrupção.

O processo de leitura e recuperação poderá demorar bastante tempo, dependendo este da capacidade de processamento do seu PC, bem como do tipo de unidade de armazenamento utilizado (num SSD será significativamente mais rápido) e da dimensão do ficheiro de dados PST. Quando finalizado, será criado um relatório, e terá acesso a uma estrutura, similar ao próprio Outlook, com as pastas de todos os items recuperados.

Esta ferramenta, que faz parte do vasto catálogo de ferramentas da Remo Software, no qual destacamos também a Remo Data Recovery Tool, precisa de ser activada para poder recuperar os seus ficheiros de dados PST. Isso implicará um pagamento semestral de 79,97 dólares para a versão simples da aplicação, ou €99,97 semestral para ter acesso a uma conta Remo One Prime, que permitirá ter acesso às 33 ferramentas da Remo Software, ao serviço de assistência técnica, e a 100 GB de espaço para armazenamento na cloud.

Exit mobile version