O macOS deixou de ser o segundo sistema operativo mais usado em todo o mundo

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Desde há muito tempo os dois primeiros lugares no ranking de adopção dos sistemas operativos em todo o mundo foram ocupados pelo Windows e pelo macOS. Naturalmente o Windows tem uma vantagem esmagadora, depois vinha o macOS muito abaixo. Mas, segundo a IDC, em 2020 a situação alterou-se e o Chrome OS da Google ultrapassou o macOS e ascendeu ao segundo lugar.

O Chrome OS já tinha ultrapassado o macOS noutras ocasiões, embora tenha sido durante pouco tempo. 2020 foi o primeiro ano em que o macOS esteve sempre em terceiro lugar.

Ao olhar para os números, consegue perceber-se que o crescimento do Chrome OS não está a acontecer só às custas do macOS, o sistema operativo da Google tem vindo a ganhar mercado ao Windows, principalmente no segmento dos computadores de entrada de gama. A quota de mercado do Mac cresceu 6,7 por cento em 2019 e 7,5 por cento em 2020.

Já a quota de mercado do Chrome OS, subiu de 6,4 por cento em 2019 para 10,8 por cento em 2020. A quota do Windows desceu de 85,4 para 80,5 por cento.

A tendência parece favorecer o sistema operativo da Google também este ano, mas 2020 foi um ano atípico. No mês passado, o relatório de vendas de PC em 2020, publicado pela IDC, mostrou que as vendas de PC (portáteis, desktop e workstations) tiveram o melhor ano desde há muito tempo. No mesmo relatório, a IDC indica que o aumento das vendas de PC se deveu em muito à adopção dos Chromebooks, tanto no mercado da educação, como noutros.

O crescimento nas vendas de computadores durante 2020 pode ser explicado pelo facto de muitos estudantes serem forçados a terem aulas a distância e os pais a serem obrigados a trabalhar remotamente. Mas não foram só os Chromebooks que contribuíram para o aumentado das vendas, os computadores de gaming também deram uma grande contribuição e a Apple também vendeu mais Macintosh em 2020.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version