NZXT remove caixa H1 do mercado, temporariamente, devido a risco de incêndio

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A NZXT H1 é, muito provavelmente, a mais atraente caixa ITX lançada até hoje, mas infelizmente um problema de concepção num componente fundamental levou a que a mesma acabasse por ser assombrada com casos de utilizadores que tiveram problemas com a mesma, chegando mesmo a gerar pequenos incêndios no interior da mesma.

Na altura a NZXT reconheceu a falha, que estaria relacionada com a falta de isolamento dos parafusos do cabo PCIe Riser, fundamental para ligar a placa gráfica à motherboard no interior da caixa. A solução encontrada foi o envio de um conjunto de parafusos em nylon, que já não causariam curto-circuito com a caixa, resolvendo o problema.

A questão é que a NZXT tem estado com bastantes atrasos no envio dos parafusos de nylon para os utilizadores da H1 que os requisitaram, existindo mesmo quem afirme estar à espera há mais de 3 meses pelos mesmos, o que aumenta o risco dos utilizadores, caso este estejam a utilizar, no dia a dia, as suas caixas.

Como se a situação não fosse já complicada, um vídeo recentemente publicado pela Gamers Nexus revelou a verdadeira origem do problema, que é a da má concepção da placa de circuitos integrados do PCIe Riser, que ao ser fixada na estrutura da caixa com os parafusos mais largos que o diâmetro da furação, acabam por desfazer a placa de circuitos, fazendo com que os parafusos entrassem em contacto com uma pista de 12v, que entraria em si em curto-circuito com a própria caixa.

Isto levou a que o CEO da NZXT a publicar um pedido de desculpas público, a assumir as falhas, e a garantir que o PCIe Riser será redesenhado, por forma a evitar esta situação, que será enviado a todos os actuais utilizadores da NZXT H1 até ao final de Março, e que será aplicado em todas as NZXT H1 novas. Para evitar possíveis problemas, a NZXT removeu temporariamente a caixa da sua loja online, até que a versão revista esteja disponível.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version