NONS lança câmara instantânea com encaixe para objectivas EF

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A NONS, que já no ano passado tinha lançado aquela que era a primeira câmara instantânea, de formato reflex, com objectivas intermutáveis de encaixe M42, acaba de adicionar um novo modelo à gama, com a chegada da SL42 EF, com encaixe passivo para objectivas Canon EF.

Recorrendo a uma campanha de financiamento através do Kickstarter, esta câmara destaca-se pelo seu formato de máquina reflex, não só fisicamente como em termos de funcionamento, uma vez que incluí um sistema de espelhos e pentaprisma, um visor óptico, uma sapata funcionar e um medidor de luminosidade que indicará a abertura (f/) recomendada.

Esta recomendação é fundamental, visto que o encaixe é totalmente passivo, ou seja, terá que ser o utilizador a regular a abertura do diafragma da objectiva na mesma, ajustando igualmente a velocidade de obturação na câmara, entre um dos 10 modos existentes (1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15, 1/8, 1/4, 1/2, 1 segundo e modo Bulb). Também a focagem terá que ser feita de forma manual.

Embora inclua um encaixe EF passivo, poderá utilizar todo o tipo de objectivas que desejar, como M42, Canon FD, Exakta, Pentax K e PK, Contax e Yashica C/Y, Nikon F e Olympus OM, recorrendo a adaptadores existentes no mercado. Utiliza duas pilhas AA para alimentar a impressora integrada, que recorre ao tipo de papel mais comum no mercado, o Fujifilm Instax.

Poderá conhecer mais sobre a NONS SL42 através da sua página oficial, em nonscamera.com, ou através da página do projecto no kickstarter.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version