NBA 2K21

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Aquilo que NBA 2K21 é está no nome: um simulador de basquetebol que oferece gráficos excelentes, mecânica de jogo e todas a estrelas que tornam este um dos desportos mais emocionantes da actualidade.

Neste jogo pode “construir” um jogador personalizado que vai fazer uma carreira de sucesso no campeonato americano, mas que também pode participar em jogos de rua. Também pode jogar vestindo a pele de um treinador no modo MyGM e gerir uma equipa ou criar uma equipa “all star” só sua, através de cromos. Tudo funciona com uma moeda virtual do jogo chamada VC, ou seja, com microtransacções que envolvem dinheiro real.

Impasse
A versão 2021 deste jogo está num impasse: por um lado vem cheia de modos de jogo e alguns melhoramentos no que respeita à mecânica do jogo; por outro, não deixa de parecer um pouco mais do mesmo.

Apesar da tecnologia de gráficos ter conseguido reproduções ultra-realistas dos jogadores, a verdadeira “estrela” de qualquer jogo da série NBA é a notabilidade. A Visual Concepts, que desenvolveu o jogo para a Take-Two e 2K Games, conseguiu encaixar uma grande quantidade de movimentos num único manípulo. Isto pode fazer com que a aprendizagem inicial seja algo complicada, mas assim que conseguir dominar tudo terá um controlo quase absoluto sobre a bola e o que os jogadores conseguem fazer com ela. Uma das novidades que NBA 2K21 traz é a possibilidade de se atirar ao cesto premindo o manípulo da direita. Do lado da defesa praticamente tudo é igual à versão de NBA do ano passado. Ao defender, temos de tentar prever os movimentos do atacante para conseguir roubar-lhe a bola, ou, no mínimo, atrapalhar a progressão da equipa contrária.

Mas é um RPG?
Um dos melhores aspectos deste jogo é o modo MyCareer, onde pode criar um jogador, atribuir-lhe as características necessárias para jogar numa determinada posição e melhorá-las ao longo da carreira. O nosso jogador começa por baixo e o objectivo é chegar ao topo, ao longo de várias temporadas. Aqui, pode interagir com personagens interpretadas por actores reais, como Jesse Williams da série Anatomia de Grey.

Tal como nas versões anteriores, o tempo e a profundidade que envolve a construção do seu jogador é uma das coisas mais o vai “prender” ao jogo.


Editora: 2K Games

Ditribuidora: Capitalgames

Site: nba.2k.com

Plataforma testada: PS5

Disponível para: PS4, PS5, Xbox, PC Windows, Nintendo Switch

Preço: €69,99 (consolas), €59,99 (PC)

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version