Nanotecnologia, blockchain e biométrica dominam os projectos seleccionados do prémio IN3+ 2021

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©ThisisEngineering RAEng

O IN3+, uma iniciativa que selecciona, há três anos, os melhores projectos de inovação nacional em tecnologia, anunciou os cinco seleccionados para a edição de 2021.

Highlight, AlCeBlock, Moba, Idina e Movtz foram os projectos escolhidos, com ideias que se focam em «soluções de segurança com recurso a nanotecnologia, blockchain e biométrica».

Esta edição recebeu «mais de oitenta candidaturas», revela a Imprensa Nacional – Casa da Moeda S.A. (INCM), a promotora do IN3+. Destes cinco projectos, três serão finalistas na final da competição, que deverá acontecer em Março.

Tinta sensível à luz e blockchain “offline”

O projecto Highlight quer criar uma tinta «composta por nanopartículas que permitem manipular a luz», para usar em documentos e selos de segurança, para evitar a contrafacção.

AICeBlock e Movtz são duas propostas centradas em blockchain: a primeira propõe o «desenvolvimento de uma plataforma para fomentar a confiança em aplicações de base em inteligência artificial através da sua certificação»; a segunda é um sistema de pagamentos offline.

Olhos que não deixam mentir

Os autores do Moba estão a desenvolver o primeiro sistema de biométrica ocular para autenticação de pessoas com recurso a três critérios: «O padrão da íris, a estrutura da retina com padrões estocásticos gerados pelos vasos sanguíneos e o reflexo luminoso pupilar».

Finalmente, a Idina tem como objectivo «solucionar os problemas de identificação por falta de sistemas centrais que o façam». Para isso, ao autores do projecto sugerem comprovar o «nascimento e a vivência de cidadãos a partir de eventos como a vacinação ou ingresso no ensino».

Esta iniciativa da INCM tem prémios no valor de um milhão de euros: o primeiro lugar pode receber até 600 mil euros, o segundo fica com direito a 250 mil e o terceiro lugar, recebe 150 mil euros.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version