Motherboards Intel actuais podem não suportar os processadores Rocket Lake-S

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A Intel voltou a ser apanhada em mais uma trapalhada, em termos de compatibilidade com os novos processadores Core Rocket Lake-S de 11ª geração. Aparentemente, as motherboards equipadas com os chipsets H410 e B460 não serão compatíveis com os novos processadores, e segundo consta, nem todas as motherboards com chipset Z490 o serão, ou seja, quem adquiriu uma motherboard destas a contar com, pelo menos, um upgrade geracional, vai ter uma grande desilusão.

Segundo um artigo publicado na página chinesa Smzdm, este problema está relacionado com os novos requisitos em termos de circuito de alimentação dos novos processadores Intel, que são mais exigentes e requerem que a alimentação do circuito de I/O do processador, associado ao controlador de memória e ligações PCIe seja efectuada por três circuitos VCCIO distintos, e aparentemente nem todas as motherboards disponibilizam esses circuitos, apenas um.

No caso das motherboards com o chipset B460, nem faria sentido, pois essa limitação não foi especificada pela própria Intel, o que acabou por apanhar os fabricantes de motherboards de surpresa. O problema está no caso das motherboards com o chipset Z490 de topo, existindo algumas delas que, embora cumpram os requisitos especificados pela Intel, ao disponibilizarem os circuitos VCCIO_0, VCCIO_1 e VCCIO_2, as mesmas não fornecem energia suficiente para lidar com os novos processadores.

Ou seja, não será com uma actualização da BIOS que estas motherboards conseguirão suportar os novos processadores Rocket Lake-S. Até ao momento, sabe-se apenas que as seguintes motherboards fazem parte da lista dos modelos que não suportarão os novos processadores Intel Core de 11ª geração:

  • MSI Z490 S01
  • MSI Z490M S01
  • ASRock Z490 Phantom Gaming 4 (all variants)
  • ASRock Z490 Pro4
  • ASRock Z490M Pro4
  • ASRock Z490M-ITX / ac
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version