Mobile Pixels Trio Max 14”

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Em regra, quando se tem um ecrã grande num portátil, tem-se um dispositivo que é mais um computador transportável que um portátil, no verdadeiro sentido da palavra. Assim, como é que se pode aumentar o tamanho do ecrã sem aumentar o tamanho do computador? Uma resposta pode ser este ecrã Trio Max da Mobile Pixels.

Trata-se de um monitor secundário com catorze polegadas que tem um sistema engenhoso que o fixa na tampa de um computador portátil através de ímanes. O sistema de fixação é composto por um invólucro com uma calha que permite fazer deslizar o ecrã para a direita ou para a esquerda, transformando o computador num sistema de dois ecrãs contíguos como muitos de nós usamos em cima da secretária. Isto é engenhoso e permite instalar/remover o monitor rapidamente – no entanto, é preciso ter algum cuidado porque basta um pequeno embate para soltar o monitor da tampa do portátil.

Se quiser usar dois Trio está disponível um adaptador que permite fixar o monitor-extra e que transforma um portátil num sistema com três monitores (dois Trio de cada lado mais o ecrã do portátil). Dentro da caixa encontra também um suporte que permite a utilização do monitor em separado: na vertical ou na horizontal.

O Trio Max é ligado ao computador através de um cabo USB Type-C (que inclui um adaptador para USB Type-A) e oferece uma resolução máxima de 1920 x 1080 a 60 Hz.

Inevitavelmente, o conjunto do invólucro e do monitor acrescenta mais espessura (1,3 cm) e mais peso ao computador (900 gramas).

O plástico do suporte é algo fino, quase de certeza uma forma para tentar reduzir o peso do conjunto. Este facto obriga a que a parte de baixo esteja apoiada na superfície onde também está a ser usado o computador, o que dificulta a utilização do Trio Max em cima das pernas, se for necessário.

A qualidade da imagem é muito boa, com cores saturadas e bom recorte. Não detectei qualquer arrastamento digno de nota, mas também tenho de dizer que apenas usei o monitor em tarefas de trabalho, não joguei, nem vi vídeos muito movimentados.


Distribuidor: Robisa

Site: robisa.es

Preço: €279


Ficha Técnica

Tamanho do ecrã: 14″
Resolução: 1080p FHD
Taxa de actualização: 60 Hz
Brilho: 300 nit
Consumo: 4,5 W
Alimentação: USB Type-C
Compatibilidade: Windows, Android, Linux, macOS
Peso: 900 gr

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version