Microsoft Office 2021 chega ao Windows e macOS na segunda metade deste ano

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft anunciou duas novas versões do Office: uma para o mercado de consumo, chamada Office 2021 e uma versão para o mercado profissional, chamada Office LTSC. O Office 2021 será disponibilizada na segunda metade deste ano para Windows e macOS e tal como aconteceu com a versão anterior foi pensada para os utilizadores que não queiram subscrever qualquer das versões do Microsoft 365, a versão cloud do Office.

A Microsoft ainda não divulgou muita informação acerca de novas funcionalidades do Office 2021, mas o Office LTSC (Long-Term Servicing Channel) vai incluir novidades como modo escuro nas interfaces de utilização, melhoramentos de acessibilidade e Dynamic Arrays e XLOOKUP no Excel. Em princípio, o Office 2021 também incluirá estas novidades.

Não são esperadas muitas alterações à interface dos programas, com excepção da inclusão do modo escuro.

O novo modo escuro do Microsoft Word.

Com o lançamento do Office LTSC, a Microsoft reconhece tacitamente que nem todos os seus clientes empresariais estão prontos para mudarem o seu software para a nuvem. Segundo declarações de Jared Spataro, o director da divisão Microsoft 365, ao site The Verge: “É uma questão de irmos ter com os clientes onde quer que estejam. Muitos dos nossos clientes mudaram-se para a nuvem nos últimos 10 meses. Mas, ao mesmo tempo, temos clientes que usam os nossos programas para trabalhos específicos e não querem mudá-los para a nuvem.”

Estes trabalhos específicos incluem indústrias com normas de regulação que impedem que as aplicações e processos usados mudem mensalmente ou fábricas em que se usa o Office e que necessitam de versões que não mudem muito.

O Office LTSC terá apoio técnico durante cinco anos, em vez dos sete que a Microsoft dava anteriormente a todas as versões do Office. O preço do Office Professional Plus, Office Standard e das aplicações vendidas individualmente aumentará 10 por cento para os clientes empresariais. O preço do Office 2021 para clientes domésticos e para pequenas empresas manter-se-á o inalterado.

O novo período de apoio técnico do Office LTSC alinha-se com o do Windows e a Microsoft também vai alinhar o calendário de lançamentos do Office e Windows. Tanto o Office LTSC e o Windows 10 LTSC serão lançados na segunda metade de 2021.

A Microsoft planeia lançar uma versão de antevisão do Office LTSC em Abril e a versão final deverá chegar na segunda metade do ano. A nova versão do Office para o mercado de consumo não terá versão de antevisão.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version