Lian Li Uni Fan SL120 RGB

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Não é muito habitual testarmos novas ventoinhas, mas quando o fazemos, é sinal de que são realmente merecedoras – foi o que aconteceu com as novas Uni Fan da Lian Li, um conjunto de ventoinhas de 120 mm que está disponível em branco ou preto e incluem um sistema de iluminação RGB programável.

Mas o que diferencia estas ventoinhas das demais é o sistema de encaixe, que permite simplificar, e muito, a sua utilização, isto porque utilizam uma ligação proprietária que permite que as mesmas comuniquem entre si. Ou seja, se precisa de instalar três ventoinhas de 120 mm num radiador de 360 mm, pode ligá-las umas às outras e, numa das extremidades, colocar o módulo dos cabos que irá, por sua vez, ligar as ventoinhas à motherboard ou ao controlador fornecido. O máximo que o sistema permite são quatro ventoinhas seguidas. Todo o processo de ligação e instalação foi simplificado ao máximo, embora seja necessária alguma força para fazer o encaixe correcto.

Estas ventoinhas têm lâminas ligeiramente mais pequenas que as de 120 mm tradicionais, mas isso não altera o fluxo de ar criado, nem o ruído gerado (ronda os 17 e os 31 dB), graças ao uso de um rolamento de fluído dinâmico. A estrutura da ventoinha tem apoios de borracha nas extremidades para absorver as vibrações, e conta com uma faixa de luz RGB em duas das quatro faces.
Neste conjunto da Lian Li são fornecidos módulos de cabos para as três ventoinhas, bem como um controlador que permite regular, via software, os efeitos de iluminação e a velocidade de rotação. Se desejar, pode ligar o controlador à ligação ARGB de 5v da motherboard, o que permite sincronizar os efeitos de iluminação com os restantes componentes do PC. Estas ventoinhas são perfeitas para caixas com painéis de vidro temperado, como a Lian Li O11D Mini, que foi analisada nesta edição.


Distribuidor: Caseking

Site: lian-li.com

Preço: €79,99


Ficha Técnica

Dimensão: 122.8 x 122.4 x 25 mm (120 mm)
Velocidade de rotação: 800 a 1900 rpm
Fluxo de ar: até 58.54 CFM
Ruído: 17 a 31 dB
Rolamento: Fluído dinâmico
Iluminação RGB: Sim


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version