Já está disponível a nova versão do Kodi e estas são as novidades

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

O Kodi é um software de gestão e reprodução de conteúdos multimédia, que foi desenhado inicialmente para a versão original da consola Xbox (chamava-se XBMC, ou XBox Media Center). Este programa acabou por ser convertido para outras plataformas, como o Windows e Linux, boxes Android e microcomputadores como o Raspberry Pi.

A equipa que desenvolve este programa lança uma nova versão de dois em dois anos e agora foi a vez de lançar o Kodi 19 Matrix, que sucede ao Kodi 18 Leia,

Funcionalidades do Kodi 19

Reprodução de conteúdos

Para quem gosta de áudio, este versão traz melhoramentos significativos no que respeita à gestão de ficheiros, como: melhoramentos à biblioteca, novas tags, novos ecrãs, melhoramentos à gestão das datas de lançamento dos temas e álbuns, duração dos álbuns, gestão de álbuns que sejam compostos por mais do que um suporte (por exemplo álbuns duplos) e muitos mais. Também foi incluída uma visualização de música inspirada nos filmes Matrix.

Tecnicamente, foram feitos melhoramentos ao fluxo de informação de áudio dentro do programa e à forma como o Kodi recolhe informação a partir de servidores web.

No que respeita ao vídeo, a maioria das novidades são técnicas e podem depender do hardware em que o Kodi estiver a ser executado. Foi acrescentado: descodificação de vídeo AV1, reprodução HLG HDR e HDR10 estático no WIndows 10, HDR10 estátitco e Dolby Vision em Android e melhoramentos ao sistema de redimensionamento de imagem baseado em OpenGL.

Para quem usar o Kodi para gerir as suas bibliotecas de conteúdos, o Kodi 19 também traz novidades: nas bibliotecas de vídeos de música a nova versão do Kodi pode ir buscar informação directamente à biblioteca de música (como o nome do interprete, álbum, etc), os vídeos também podem agora ser agrupados por interprete (e não só por álbum), foi acrescentada compatibilidade com ficheiros .INFO, que contenham informação acerca de todos os interpretes num álbum e melhorias nos links de busca, que agora mostram álbuns e vídeos relacionados.

Para quem joga, foram, acrescentados melhoramentos à qualidade de imagem dos jogos Pixel Art e compatibilidade com uma maior quantidade de comandos Bluetooth.

Skins e aspecto

Para muitos, a interface é o próprio Kodi, e esta versão inclui algumas novidades que têm como objectivo melhorar a experiência de utilização: o ecrã principal foi redesenhado (tendo sido dada atenção especial à bibliotecas de música), há novidades na representação de metadados, alterações à vista das playlists, uma noiva visualização “now playing”, melhorias na visualização das capas dos álbuns e novos controlos.

Legendas

Esta é uma das funcionalidades do Kodi que historicamente tem recebido menos atenção, mas a que foi melhorada nesta versão do Kodi: foi resolvido o problema com os timestamps das legendas, já pode ser escolhida uma cor mais escura para a letra e definir a opacidade das legendas (o que é particularmente útil quando se está a ver conteúdos em HDR muito brilhantes).

Addons e Scrapers

Na versão 19 do Kodi foi adoptada a versão 3 da linguagem de programação Python e todos os addons foram adaptados para esta versão da Python. A maioria dos programadores também fez o mesmo, por isso muitos dos addons mais populares vão funcionar correctamente com esta versão.

Os scrapers metadata XML antigos foram substituídos no Kodi 19 por novos escritos em Python para filmes e séries de TV, também foram acrescentados novos scrapers em Python para música, álbuns e interpretes. De uma forma mais geral, os addons receberam melhoramentos à documentação, caixas de diálogo mais limpas e um melhor sistema de ajuda.

Gravações e TV ao vivo

Esta foi outra das funcionalidades que recebeu atenção especial na versão 19 do Kodi. A maioria das novas funcionalidades centra-se na usabilidade. Os programa tem agora: lembretes para as gravações, widgets no ecrã principal, melhoramentos no gestor de canais de TV, melhoramentos na navegação, controlos e menus de contexto, novas tags que indicam se um episódio é novo, está a dar em directo ou se é uma estreia, numeração e ordenamento de canais, melhorias de desempenho e melhoramentos na API.

Segurança

Foram implementadas novas funcionalidades de segurança na versão 19 do Kodi. O programa impede que durante a instalação de novos addons o código de outros seja reescrito, os addons que já não funcionam são indicados na lista, o sistema tem agora uma segurança melhorada na troca de dados entre os addons e o Kodi. Foi adicionada uma password obrigatória para a interface web do Kodi e uma explicação mais completa das implicações de segurança quando se ligam interface externas.

Funcionalidades específicas das várias plataformas

Embora tenha sido feito um esforço para manter as funcionalidades o mais equivalentes possível em todas as plataformas, há sempre diferenças e, por isso, foram descontinuadas algumas plataformas mais antigas.

A maior alteração nesta versão foi adopção do tvOS, o que quer dizer que esta versão já não funcionará no iOS de 32 bits.

O Kodi é gratuito e pode ser instalado a partir das lojas de aplicações para dispositivos móveis (Google Play, Apple App Store, Loja Microsoft) ou através de um download a partir do site oficial do Kodi.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version