Intel revela maior desempenho na sua interface PCI-Express 4.0

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com o lançamento previsto para o próximo mês da nova geração de processadores Rocket Lake, a Intel tem estado a fazer pequenos teasers sobre os ganhos de desempenho dos novos processadores, e desta vez o teaser é referente ao desempenho da interface PCI-Express 4.0, que é finalmente suportada pelas novas motherboards com chipset Z590.

Segundo uma publicação no Twitter de Ryan Shrout, Chief Performance Strategist da Intel, um sistema com o novo Intel Core i9-11900K revelou um desempenho no teste de disco rígido do PCMark 10, face a um sistema equivalente com um AMD Ryzen 9 5950X. A Intel afirma que este desempenho superior não se deve a diferenças na interface PCIe 4.0, mas sim na forma de gerir a interface, como um processador mais eficiente, melhor firmware e drivers mais evoluídos.

O problema prende-se com o facto de a Intel ter utilizado o teste mais simples do PCMark 10 (Quick Storage Benchmark), que é o menos exigente, e corre apenas um conjunto de testes básicos, como a simples copia e transferência de ficheiros, bem como simula o desempenho em aplicações como o Microsoft Excel, Adobe Illustratos e Photoshop. Para um resultado mais realistas, a Intel deveria ter usado o teste completo (Full System Drive Benchmark), que é muito mais exigente.

Curiosamente, e embora a Intel tenha finalmente aplicado a interface PCIe 4.0 nos novos Rocket Lake, esta interface só está disponível em ligações que comunicam directamente com o processador, ou seja, a interface entre o processador e o chipset (PCH) é do tipo PCIe 3.0, tal como acontece com o chipset AMD B550, de gama média.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version