EK AIO 240 D-RGB

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

A EKWB sempre foi conhecida pelas suas excelentes soluções de refrigeração líquida, mas depois de vários anos a criar blocos, bombas e radiadores, apresentou os kits all-in-one (AiO) com RGB no evento online EKWB Expo 2020.

Existem em três versões, que partilham a mesma bomba, de uma até três ventoinhas, ou de 120 a 360 mm. Para a instalação podem contar com uma forma de segurar o bloco e bomba muito simples, semelhante aos blocos dos sistemas peça-a-peça da própria marca. São praticamente universais excepto para AMD: apenas são compatíveis com o socket AM4, num sistema bastante livre de ferramentas. Os parafusos incluídos (que são em número superior ao necessário, caso percam um deles) têm três tamanhos diferentes, para qualquer que sejam fáceis de instalar em qualquer caixa ou posição que escolham.

Dependência no RGB
O manual de instalação é dos melhores que vi nos últimos anos e vem em português europeu. Apesar de vir já com pasta térmica pré-aplicada, vem um pequeno tubo-extra no conjunto, para quando for necessário reinstalar o dissipador noutro PC ou quando actualizarem o processador.

Em termos visuais, o conjunto é minimalista e a escolha de superfícies semitransparentes permite difundir muito melhor a iluminação RGB. Esta, utiliza um conector A-RGB e não existe software próprio da marca para controlar tudo – podem utilizar directamente o das principais marcas de motherboards: esta dependência de terceiros poderá não agradar a todos. Com o EK Loop Connect tudo fica melhor, mas o custo do kit passa para quase duzentos euros.

Desafio Ryzen 9 3900X superado
Os tubos e os conectores utilizados mostram um cuidado superior, quando comparados com a concorrência. Todos os cabos utilizados são pretos e fáceis de arrumar, ajudando a manter um visual mais limpo, se tiverem um caixa com lateral transparente.

Sobre o ruído do sistema, a bomba é muito boa e acompanha muito bem as necessidades do processador.

As ventoinhas modelo Vardar também, mas preparem-se: a 100% oferecem um desempenho alto, embora movimentem imenso ar; com isso, o ruído aumenta bastante. O nosso AMD Ryzen 9 3900X foi um excelente desafio e os resultados acabaram por ser muito bons, com uma temperatura em idle de 44 graus e com os doze cores a 100% (com clock a 4,2 GHz), nos 72 graus.

O único detalhe de que verdadeiramente não gostei foi a posição dos conectores no corpo da bomba, porque não permitem uma orientação dos tubos tão natural como esperava. Isto pode influenciar negativamente uma instalação. Pªor outro lado, a garantia de cinco anos prova que a marca acredita na capacidade destes sistemas.


Distribuidor: ekwb.com

Site: ekwb.com

Preço: €124.90


Ficha Técnica

Materiais: cobre na base, alumínio no radiador
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM4
Dimensões: 275 x 120 x 27 mm (radiador), 88 x 70 x 53 mm (bloco)
Ventoinhas: EK-Vardar S 120ED D-RGB
Nível de ruído: até 37 dB


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version