Demon’s Souls

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Demon’s Souls foi um dos títulos de lançamento da PS5 e um dos que mais puxam as capacidades gráficas da nova consola da Sony. O cenário decadente deste jogo está cheio de pequenos pormenores que fazem sobressair as capacidades do processador gráfico das PS5, como por exemplo a forma como a luz das tochas reflecte nas paredes das masmorras, cheias de humidade e teias de aranha.

Outro aspecto em que o jogo usa o hardware da nova geração mostra-se na forma como são aproveitadas as novas funcionalidades do comando para fazer realçar a atmosfera, como no caso das pistas sonoras que saem do pequeno altifalante do comando ou a forma como está implementado o feedback háptico.

Mas, no final do dia, Demon’s Souls é um jogo simples. Somos um guerreiro que tem de salvar o reino dos monstros que o ocuparam e, para tal, temos de usar armas medievais e os poderes que vamos ganhando. Assim como noutros jogos focados em combate corpo a corpo, existem muitos golpes especiais para dominar, se quisermos progredir, à medida que o jogo nos “atira” com criaturas progressivamente mais difíceis de eliminar – até que chegamos aos bosses. Se as coisas eram difíceis antes, estes combates são simplesmente brutais e extremamente complicados de ultrapassar.

Mas aqui, a Sony ajuda um pouco: quando se está numa situação mais complicada, pode aceder à barra de actividades da consola para ver algumas dicas, tudo sem sair do jogo. O sistema de auxílio tem cerca de duzentos vídeos que lhe dão conselhos úteis quando está bloqueado numa qualquer fase de Demon’s Souls.

Divertido, mas…
Apesar disto, Demon’s Souls continua a ser um dos jogos mais frustrantes que jamais experimentei, porque a editora Bluepoint Games não esteve com meias medidas e fez deste título uma experiência que só está ao alcance de quem estiver disposto a refazer quase níveis inteiros porque acabou por sucumbir no penúltimo monstro, antes do boss. Esta “falta de respeito” pelo nível de dificuldade torna as vitórias muito mais saborosas, mesmo as mais pequenas, como conseguir dominar finalmente um dos muitos ataques especiais que a nossa personagem pode fazer.


Editora: Sony

Distribuidora: Sony

Site: playstation.com

Plataforma: PS5

Preço: €79,99


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version