Asus Zenbook Duo 2021

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Visualmente, a grande diferença entre a versão anterior do Zenbook Duo e a versão de 2021 do Zenbook Duo é que o ecrã secundário, que está na parte de cima do teclado, agora fica levemente na diagonal quando se abre a tampa do computador. Isto serve, por um lado, para dar uma impressão de continuidade entre o ecrã pequeno e o principal e, por outro, facilita bastante a leitura do conteúdo do ecrã secundário (a que a Asus chama ScreenPad). De resto, por fora, esta máquina de 2021 é irmã gémea da anterior. O teclado é igual, o trackpad está no lado direito do teclado e continua com as mesmas dimensões.

Do lado esquerdo estão as duas entradas USB Type-C (uma delas serve para ligar o transformador) e a entrada HDMI, que é de tamanho completo. Do lado direito está a entrada USB Type-A, a entrada jack de 3,5 mm para os auscultadores e a ranhura do leitor de cartões microSD.

Construção de Primeira
Como é hábito na Asus, não há nada fora de sítio e o conjunto aparenta uma grande solidez. O teclado é algo “duro”, ou seja: é necessário fazer mais força para premir as teclas que noutros. Mas as teclas têm as mesmas dimensões de outros modelos da Asus e, tirando o facto de não ter um apoio para os pulsos integrado (é uma peça à parte que vem incluída com o computador), o teclado é bastante confortável de usar.
O ecrã principal de catorze polegadas oferece uma resolução máxima de 1920 x 1080 e é sensível ao toque; já o pequeno oferece tem 1920 x 515. A imagem apresentada é boa, mas podia ter mais resolução isto porque, se se trabalhar com as definições de escala sugeridas pelo Windows, tudo fica com um tamanho exagerado de letras e ícones.

Diferenças que não são visíveis
Por dentro, é que esta máquina é realmente diferente da anterior: o processador é um Intel Core I7 de décima primeira geração, com quatro núcleos e oito threads (frequência base de 2,8 e frequência em Turbo Boost de 4,7 GHz). A unidade que nos foi enviada tinha 32 GB de RAM LPDDR4X a 4266 MHz, mas, quando chegar ao mercado nacional, o Zenbook Duo terá apenas 16 GB. Outra diferença entre a máquina que nos foi enviada e a que chegará ao mercado está na placa gráfica. A que cá tivemos tem uma Intel Xe e a que estará à venda em Portugal terá um Nvidia GeForce MX450.

No que respeita à utilização, o facto de ter um segundo ecrã permite libertar espaço no ecrã principal para se conseguir ter as interfaces de outras aplicações visíveis. Por exemplo, podemos ter a timeline de um programa de edição de vídeo, ou áudio, no ecrã secundário e a interface principal no maior – o facto de o ScreenPad ser táctil permite controlar isto tudo com os dedos. Aliás, até se pode transformar o ScreenPad num trackpad gigante para controlar o rato, se, como eu, não for muito fã do trackpad pequeno, que está à direita do teclado.

Em termos de desempenho, este Zenbook Duo 2021 brilhou no que respeita à vida da bateria e nos gráficos. Mais uma vez, há que ressalvar que a gráfica que está nesta máquina de testes não será a mesma, mas, provavelmente os valores de desempenho gráfico não serão muito diferentes.


Distribuidor: Asus

Site: asus.pt

Preço: €1999,99


Benchmarks

  • PCMark 10: 9801
  • PCMark 10 Produtividade: 6581
  • PCMark 10 Bateria (minutos): 690
  • 3D Mark Cloudgate: 18 993

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-1165G7, com AIPT, TDP boost sustentado a 28W (15W standard)
Memória RAM: 16 GB LPDDR4X 4266MHz
Ecrãs: 14 polegadas FHD táctil + ScreenPad Plus táctil de 12,6 polegadas
Armazenamento: SSD 1 TB PCIe 3.0 x4 NVMe
Placa gráfica: Nvidia GeForce MX450
Ligações: 2 x Thunderbolt, 4 x USB-C, USB 3.2 Gen 1 Type-A, HDMI 1.4, jack de 3,5 mm, leitor de cartões microSD
Ligações sem fios: WiFi 6, Bluetooth 5.0
Bateria: 70 Wh polímeros de lítio
Dimensões: 324 x 222 x 16,9 mm
Peso: 1,6 kg


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version