Synology DS1621+

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A resposta é: o novo NAS DS1521+ da Synology. Além de tudo isto, existem ainda três entradas USB 3 e duas eSATA para expandir mais a já de si gigantesca capacidade de armazenamento. Para ligar à rede local, este NAS tem quatro entradas RJ-45 cada uma com 1 Gbps de largura de banda disponível. O NAS veio com dois discos de 16 TB de capacidade para efeitos de teste, mas quando são adquiridos não trazem qualquer disco. Disponível está tradicional partilha de armazenamento compatível com sistemas operativos Windows, Linux e MacOS. Tem também um servidor FTP e pode ser configurado como uma cloud privada, para acedermos a partir de qualquer parte do mundo, bastando ter acesso à Internet.

A grande vantagem do DS1521+ está no software, que, além da partilha de ficheiros, tem um repositório de módulos que acrescentam mais funcionalidades ao dispositivo, de acordo com as necessidades dos utilizadores. Há recursos para todos os gostos: servidores Web, plataformas CMS (como o WordPress e o Joomla), servidores de correio electrónico, sistemas para fazer cópias de segurança de todos os computadores da rede e uma particularidade muito interessante: a possibilidade de virtualização.

Vários computadores dentro da caixa
Isto permite a criação de várias máquinas virtuais que que podem estar a funcionar com Windows ou Linux e que podem ser acedidas a partir de qualquer local. Experimentei esta funcionalidade, com a instalação de uma distribuição de Linux baseada em Ubuntu, e posso dizer que é muito interessante. Claro que a velocidade não é a mesma que se obtém quando se instala o mesmo sistema operativo directamente no computador onde será utilizado, no entanto, é perfeitamente utilizável e relativamente rápida. De certeza que se se ampliar a capacidade da memória RAM se consegue obter uma experiência de utilização mais consistente.

No que respeita ao desempenho de rede, conseguimos andar muito perto da velocidade máxima de uma rede gigabit: cerca de 100 MB por segundo na escrita e na leitura. Uma palavra final para a qualidade de construção deste NAS – como sempre, é praticamente perfeita e apesar de ser um caixote preto, a Synology consegue dar-lhe classe pela textura e pela utilização de materiais baços. O ruído é baixo e, na maioria dos casos, por haver muito espaço vazio dentro da caixa, apenas se consegue ouvir os discos a funcionar e nunca as ventoinhas.


Distribuidor: cloud-it

Site: cloud-it.pt

Preço: €934,80


Ficha Técnica

Processador: 4 núcleos AMD Ryzen V1500B
Memória RAM: 4 GB DDR4 expansível até 32 GB
Baias 3,5”: 6
Slots M.2: 2 (NVMe)
Capacidade máxima: 108 TB
Ligações: 4 RJ-45 (gigabit), 3 x USB 3.0, 2 x eSATA, PCIe 4X
Dimensões: 166 x 282 x 243 mm
Peso: 5,1 kg


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version