Sony revela nova Alpha 1 de 50 MP e vídeo 8K

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

A Sony acabou de revelar a sua nova máquina fotográfica digital Alpha 1, que chegará aos mercados durante o próximo mês de Março, com um preço de venda recomendado de 7300 euros. Esta câmara destaca-se de tudo o resto por incluir, numa só máquina, tudo o que de melhor a Sony tem para oferecer, seja em fotografia, seja em vídeo.

Fisicamente similar a uma Alpha 9 II, a nova Alpha 1 utiliza um novo sensor CMOS de 50.1 milhões de pixéis, que em conjunto com dois processadores de imagem Bionz XR, permitem captar até 30 fotografias por segundo, de forma totalmente silenciosa, e sem utilizar o tradicional blackout da imagem (tanto no ecrã como no visor electrónico), até um máximo de 155 fotografias em RAW, e 165 em JPEG.

Apesar de reunir o dobro dos píxeis que o sensor habitualmente usado numa Alpha 7 III, a Sony incluiu um sistema que evita o efeito de obturador de rolamento (rolling shutter), em que a imagem tende a ficar distorcida em objectos que se movimento muito depressa. Este sistema permite inclusive uma sincronização com flash até 1/200 segundos (obturador electronico), ou 1/400 segundos (obturador mecânico).

Em termos de focagem automática, a Alpha 1 utiliza 92% da superfície do sensor, com um total de 759 pontos (de detecção de fase), que foi significativamente melhorado, oferecendo agora até 30% maior precisão e eficácia, especialmente quando utilizado o melhorado sistema Real-time Eye AF, para identificar e manter focado o olho de pessoas, bem como de animais de estimação e aves em voo.

Tudo isto pode ser gerido no ecrã táctil basculante de 3.0 polegadas, que permite tirar partido dos renovados menus, similares aos introduzidos na Sony Alpha 7S III, bem como através do visor electrónico OLED de 9.44 milhões de píxeis, que tem uma taxa de actualização de 240 Hz.

Em termos de vídeo, a nova Alpha 1 permitirá captar até 8K a 30 fotogramas por segundo, recorrendo a toda a superfície do sensor para tal (máximo de 8.6K de resolução), podendo esta ser captada a 10-bit 4:2:0 usando o formato XAVC HS. Pode ainda captar vídeo 4K até 120 fps a 10-bit 4:2:2, com a possibilidade de utilização do modo S-Cinetone, o mesmo utilizado nas máquinas profissionais FX6 e FX9.

Pode ainda usar os modos S-Log3 e S-Gamut3 e S-Gamut3.Cine, este último ideal para igualar o esquema de cores utilizado pelas câmaras de cinema Sony Venice. Para tudo isto foi necessária a utilização de uma estrutura de dissipação de calor eficaz, que permite à Alpha 1 captar vídeo 8K durante 30 minutos, sem interrupção. Poderá gravar o vídeo para um gravador externo, usando a ligação HDMI de 16-bit RAW.

Em termos de ligações, para além dessa ligação HDMI, a nova Alpha 1 conta ainda com uma porta Gigabit Lan, WiFi 802.11ac Dual-Band 2×2 MIMO, entrada para microfone externo, saída para auscultadores, e uma ligação USB-C 3.2 (10 Gbps), que também pode ser usada para carregar a bateria.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version