Neo QLED e MicroLED são as principais apostas da Samsung para as televisões, em 2021

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Samsung

‘Screens Everywhere, Screens for All’ (ecrãs em tudo o lado, ecrãs para todos) é o mote da divisão de TV da Samsung para 2021, que se traduz no lançamento de modelos com novas tecnologias de imagem: o Neo QLED e o MicroLED.

Em relação ao primeiro, é um conceito que a marca coreana vai adoptar para as suas televisões topo de gama 8K (QN900A) e 4K (QN90A). De acordo com a Samsung, a ideia é «transportar a QLED para o próximo nível» – a base é o novo processador de imagem Neo Quantum.

As TV Neo QLED vão chegar ao mercado com o novo design Infinity One: um ecrã «quase sem moldura» que dá uma «experiência de visualização ainda mais envolvente». Além da nova tecnologia de imagem, estes modelos incluem ainda os recursos de som Object Tracking Sound e SpaceFit Sound.

Já os MicroLED (que a marca já tinha mostrado em 2018, como conceito), baseiam-se em LED criados pela Samsung que têm «1/40 do tamanho» de que é habitual ver noutros modelos de TV. «Em vez de utilizar uma lente para dissipar a luz e um pacote para fixar o LED no lugar, o Quantum Mini LED é composto por micro camadas incrivelmente finas preenchidas por uma maior quantidade de LED», explica a marca.

As TV Samsung MicroLED (em que cada LED é controlado de forma individual) começam por ficar disponíveis em tamanhos de 110 e 99 polegadas, mas a marca promete que, até ao fim de 2021, vai lançar modelos com ecrãs maiores. Estas TV têm ainda o design Monolith, com um rácio ecrã-corpo de «99%».

Sobre preços e datas concretas de lançamento, ainda não há detalhes, mas sabe-se que a Samsung vai mostrar todo o seu novo portfólio de televisões MicroLED e Neo QLED na edição de 2021 da CES.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version