Investigadores portugueses ajudam a medir o raio do núcleo do hélio com «precisão sem precedentes»

Por: Ricardo Durand
@Knector/YouTube

Dez anos depois de a mesma técnica ter sido usada para medir o raio do protão, quarenta cientistas de cinco nacionalidades (alemã, suíça, francesa, taiwanesa e portuguesa) conseguiram fazer o mesmo para o núcleo atómico do hélio.

Cinco destes investigadores são de universidades portuguesas – Coimbra, Aveiro, Lisboa – e ajudaram a implementar uma técnica de medição que envolve o uso de muões e não de electrões – isto permitiu ter resultados cinco vezes mais próximos da realidade. Desta vez, segundo o conjunto de cientistas responsáveis, «não há contradição entre o novo valor mais preciso e as medições efectuadas com os outros métodos».

Cada conjunto de cientistas teve um papel diferente nesta investigação e a equipa nacional ficou responsável pelo «sistema de detecção dos raios-X emitidos pelos átomos muónicos», que foi usado «para o sistema de controlo e monitorização da experiência e para a teoria» deste trabalho.

Resultado da experiência dá novos horizontes à Física

Os resultados, que serão publicados na revista científica Nature, mostram que o núcleo atómico do hélio tem 1,67824 fentómetros. Para termos uma ideia do que este valor representa, os cientistas dizem que há mil biliões de fentómetros num metro.