Intel NUC 10 Performance Mini PC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Por vezes, não é necessário ter muito poder de processamento para termos um computador competente e funcional. É o caso deste NUC, da Intel, que a Cloud IT nos enviou para teste, uma máquina claramente concebida para aplicações em que tudo é feito através de trabalho remoto numa Intranet e que também pode servir de media center na sala.

A Intel disponibiliza computadores NUC (Next Unit of Computing) em várias configurações que podem ser personalizadas ou que vêm prontas a usar. Estas vão desde os modelos mais poderosos, com processadores Xeon, até aos mais modestos i3, passando pelos i9, i7 e i5. Do i7 para baixo, os NUC também podem ser adquiridos apenas com slot m.2 ou m.2 e uma ligação SATA, para que se possam usar SSD ou discos mecânicos em conjunto com estas unidades.

Décima geração
O modelo que a Cloud IT nos enviou tinha um processador i3 de décima geração, com dois núcleos (quatro threads) a 2,10 GHz, mas que podem atingir os 4,10 em modo turbo. Os gráficos são Intel UHD Graphics, integrados no próprio processador, e a memória RAM era de 16 GB (pode chegar aos 64). No que respeita a armazenamento, este NUC permitia apenas a instalação de uma drive SSD m.2, com o leitor de cartões de memória SD Card lateral a permitir expandir um pouco mais esta capacidade.

Este computador tem quatro entradas USB 3.1 Gen 2 (3 Type-A e 1 Type-C), uma entrada Type-C Thunderbolt, uma entrada HDMI e uma entrada Rj-45 para a ligação de rede gigabit. As comunicações sem fios podem ser Bluetooth e Wi-Fi até à norma 802.11ax. Tudo isto está concentrado numa unidade com 117 x 112 x 38 mm.

É precisamente no tamanho que está a grande vantagem deste computador, que, através do suporte incluído, pode ser instalado na parte de trás de um monitor, poupando assim algum espaço em cima da secretária.

Um aspecto interessante, que nos chamou a atenção, foi o silêncio: apesar de ter um sistema de refrigeração activo, esta máquina foi bastante silenciosa e não aqueceu muito, mesmo em carga.

Desempenho adequado
Em termos de desempenho, este NUC não é de todo a máquina mais rápida que passou por cá, mas também não é esse o objectivo. No entanto, quando está ligada a uma rede para tarefas de trabalho puro, por exemplo actualizar um site, fazer gestão de stocks ou alguma programação, é muitíssimo competente. Instalámos também o Kodi para a transformar num media center e os resultados foram também muito bons.

Outras aplicações podem também passar por transformá-lo num pequeno servidor para testes de sites internamente ou para servir de NAS ligando-lhe vários discos externos USB.


Distribuidor: Cloud IT

Site: cloud-it.pt

Preço: €461,25


Benchmarks

  • PCMark 10: 8010
  • PCMark 10 Produtividade: 6545
  • 3D Mark Cloudgate: 3420

Ficha Técnica

Sistema operativo: Windows 10 64-bit
Processador: Intel Core i3-10110U
Memória RAM: 64 GB (16 GB instalados) SO-DIMM DDR4-2666
Número de drives internas: M.2
Gráficos: Intel UHD Graphics
Ligações: HDMI 2.0a, DP 1.2 através da ligação Type C, 4-lane eDP 1.4, 4 x USB, Thunderbolt (Type-C), RJ-45, leitor de cartões SD, jack de 3,5 mm, Wi-Fi, Bluetooth 5.0
Dimensões: 117 x 112 x 53 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version