Google Stadia

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

O Google Stadia é o mais recente serviço de streaming de jogos a chegar a Portugal. O princípio de funcionamento é o mesmo do da Netflix ou do da HBO: o utilizador paga uma mensalidade e pode jogar em qualquer plataforma (PC ou dispositivo móvel) que tenha uma ligação à Internet. As principais vantagens destes serviços são dispensar o investimento em hardware específico para jogos e poder jogar em qualquer lado.

As principais desvantagens estão no atraso que pode existir entre o input do jogador e o efeito no ecrã (mais conhecido como ‘lag’), porque os comandos têm de “viajar” pela Internet, desde o dispositivo ao servidor, e este tem de enviar a resposta sob a forma de imagem; temos também o facto de os jogos deixarem de estar acessíveis, se o utilizador deixar de pagar o serviço.

Soluções inovadoras
Para tentar resolver estes dois problemas, o Google Stadia ensaia soluções diferentes: para minimizar o lag, a Google implementou um sistema que utiliza inteligência artificial para antever as acções do utilizador e assim melhorar o tempo de resposta do serviço. Do lado da “posse” dos jogos, além do pagamento mensal, o utilizador pode comprar títulos que depois ficam sempre disponíveis, mesmo que deixe de pagar.

Quando se regista no serviço, o utilizador pode aceder a um conjunto de jogos gratuitos que têm como objectivo dar uma ideia de como o serviço funciona. Depois, pode avançar para uma assinatura, chamada Stadia Pro, que custa 9,99 euros por mês.

A opção Stadia Pro aumenta a quantidade de jogos gratuitos que ficam disponíveis e também permite a compra de títulos com desconto. No entanto, os jogos mais recentes, como é o caso de Assassin’s Creed Valhalla ou Cyberpunk 2077 estão ao mesmo preço que encontra na loja Steam, por exemplo.

A influência da ligação
A minha experiência com o Stadia foi estranha. Na redacção da PCGuia, apesar de a Google dizer que é possível jogar até 4K numa ligação à Internet com um mínimo de 30 Mbps, nunca consegui ir além dos 1080. Em casa, com uma ligação semelhante de outro operador, a imagem é um pouco melhor, mas não é 4K, de todo. Tanto num lado, como no outro a ligação era de 1 Gbps.

Fora de Portugal, a Google vende um comando que pode ser usado em conjunto com um ChromeCast, mas como não está disponível por cá, pode usar-se um comando de Xbox ou PlayStation ligado ao PC, ou um comando específico para telemóvel.

No que toca ao lag, a Google fez um bom trabalho e não senti que os comandos demorassem muito tempo a serem reflectidos no ecrã. Joguei alguns títulos online, como Destiny 2 (um dos jogos gratuitos) e a experiência foi mais ou menos semelhante à que se consegue numa qualquer consola (menos a qualidade da imagem).


Distribuidor: Google

Site: stadia.google.com

Preço: €9,99 por mês (versão Stadia Pro, os jogos são comprados à parte)

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version