Escassez global de semicondutores vai aumentar o preço dos componentes

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Queria juntar dinheiro para comprar um processador ou uma placa gráfica nova? Parece que vai ter que juntar mais um pouco, isto porque a escassez global de componentes semicondutores vai permitir à TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation) aumentar os preços desses mesmos componentes em torno dos 15%.

Se a isto considerarmos que estes componentes são, em muitos casos, o elemento mais dispendioso dos dispositivos para o qual serão utilizados, como componentes de hardware como processadores e placas gráficas utilizadas em computadores, smartphones e consolas de jogos, será uma questão de tempo até a situação escalar e ficar (ainda) mais descontrolada do que já está.

Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., Ltd.

Um dos principais responsáveis por esta escassez de semicondutores são os fabricantes automóveis, que devido aos complexos sistemas de segurança activa, condução semi-autónoma e infoentretenimento, precisam de um número cada vez maior de chips, chips esses que são, maioritariamente produzidos pela TSMC.

Esta escassez levou mesmo a que governos como o Alemão tenha pressionado as autoridades de Taiwan, mas sem resultado, uma vez que a TSMC não tem maneira de aumentar a capacidade de produção sem comprometer a qualidade da mesma.

Tesla Inc.

Isto tem feito com que alguns fabricantes tenham parado a produção de novos automóveis por não terem chips disponíveis a tempo para os mesmos, mas todos os segmentos de mercado estão a sofrer com esta situação, como

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version