Como remover o Internet Explorer e outras funcionalidades que não usa no Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Apesar de o Windows 10 inclui um novo browser Edge baseado em Chromium, o Internet Explorer ainda está incluído no sistema operativo. No entanto, a Microsoft deixou há já algum tempo de o actualizar, tanto no que respeita a funcionalidades como, e muito mais importante, no que respeita à segurança do browser. A única razão pela qual o Internet Explorer ainda está incluído no Windows 10 por questões de compatibilidade com aplicações web, usadas principalmente em grandes organizações.

Como dissemos, o Windows 10 já tem um excelente browser baseado em Chromium (a versão open source do Chrome da Google), mas pode instalar e usar o browser que quiser, do Firefox ao Vivaldi, passando pelo próprio Chrome, que lhe oferecem compatibilidade com as mais recentes funcionalidades e tecnologias web. Para além de serem muito mais seguros que o Internet Explorer.

Para remover de vez o Internet Explorer do seu sistema operativo, abra o menu ‘Iniciar’ e escreva ‘Funcionalidades’ (sem as plicas). Clique em ‘Gerir funcionalidades opcionais do Windows’.

Procure o Internet Explorer 11, clique em cima do nome e prima o botão ‘Desinstalar’ e depois reinicie o computador.

Em alternativa, se quiser desactivar o Internet Explorer 11 (ou outra funcionalidade), mas mantê-lo no computador, pode simplesmente desactivá-lo.

Para tal, volte ao menu ‘Iniciar’ e volte a escrever ‘Funcionalidades’. Desta vez clique em ‘Ativar e desativar funcionalidades do Windows’.

Procure o Internet Explorer, ou outra funcionalidade que quiser desactivar e clique na caixa que está à esquerda do nome para remover o visto (ou o preenchimento da caixa). Prima o botão ‘OK’ e depois reinicie o computador.

Se quiser voltar atrás, repita o processo, mas coloque um visto junto dos componentes do Windows que quiser voltar a activar.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version