Recuperação de dados com Stellar Data Recovery Professional for Windows

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 8 min

À medida que dependemos cada vez mais das tecnologias a importância dos dados que criamos é cada vez maior. Por isso, a necessidade de os proteger ou de os recuperar se algo mau acontecer é muito grande. É aqui que entram os programas de recuperação de dados, como o Stellar Data Recovery Professional for Windows, que está disponível numa versão gratuita que permite a recuperação de até 1 GB.

O que é a recuperação de dados

A recuperação de dados é o nome dado a um conjunto de processos diferentes que envolvem a recuperação de dados perdidos, corrompidos ou inacessíveis a partir de um qualquer suporte de gravação de dados.

Algumas das causas mais comuns para a perda de dados são o apagamento acidental, ataques de malware, desastres naturais, roubo ou corrupção de ficheiros. O software de recuperação de dados pode ajudar a recuperá-los, principalmente em casos de apagamento acidental.

A aplicação de recuperação de dados Stellar Data Recovery está disponível ao público em três variantes que são: Standard, Professional e Premium. Existem ainda mais duas variantes: Technician e Toolkit para aplicações profissionais.

O Stellar Data Recovery Professional for Windows é uma ferramenta para o público em geral que permite recuperar todos os tipos de dados, como ficheiros, pastas, documentos, fotos, vídeos, áudio, entre outros. O programa suporta todos os tipos de suportes de gravação de dados, como discos rígidos (internos e externos) e cartões de memória. O processo é muito simples e pode ser feito em três passos: Selecção, Pesquisa e Recuperação.

O processo de selecção dos tipos de ficheiros a serem recuperados.

Depois de instalar e executar o programa, ele pede para seleccionar uma localização a partir da qual quer recuperar dados. Por defeito, o programa vai procurar todos os tipos possíveis de ficheiros que possam estar no seu dispositivo.

O ecrã onde se escolhe a drive de onde serão recuperados os ficheiros.

Depois de escolher a localização, está na altura de pesquisar. Nesta altura o programa verifica o suporte de gravação que foi escolhido para localizar os dados perdidos.

A pesquisa por ficheiros eliminados a decorrer.

Depois de a pesquisa acabar, pode recuperar os ficheiros que quiser, basta escolhê-los a partir da lista.

O ecrã onde se seleccionam os ficheiros a recuperar.

Dica: Assim que der pela falta dos ficheiros, a primeira coisa a fazer é deixar de usar a drive em questão. A razão para isto é simples: quando apaga um ficheiro em qualquer suporte, o ficheiro não desaparece fisicamente – o sistema apenas dá o espaço que ocupa no suporte como livre para ser escrito. Por isso, se continuar a usar essa drive, há fortes hipóteses de o sistema usar esse espaço, impossibilitando assim a recuperação dos dados que lá estavam anteriormente.

Funcionalidades principais do Stellar Data Recovery Professional for Windows

Recupera todos os tipos de ficheiros

O programa reconhece mais de 300 tipos diferentes de ficheiros. O utilizador pode acrescentar um tipo de ficheiro se o que procurar não estiver na lista.

Recupera dados em todos os tipos de cenários

As razões para se perderem ficheiros são muitas, podem ser apagados, a drive pode ser formatada, o computador pode encontrar um erro e muito mais. Este software consegue recuperar ficheiros em qualquer destes cenários.

Recupera dados a partir de um sistema operativo pendurado

O utilizador consegue recuperar dados a partir de um disco de arranque que não esteja a funcionar através da criação de um suporte de arranque USB externo.

Funcionalidade de imagem de discos

A recuperação de dados a partir de sectores danificados de um disco rígido pode ser complicada. Nestas situações, o software cria uma imagem do disco e das partições em qualquer suporte externo.

Antevisão antes de recuperar

Durante o processo de pesquisa, pode ver uma antevisão dos ficheiros que foram perdidos. Esta funcionalidade permite ao utilizador detectar os ficheiros que quer recuperar muito mais depressa. Os ficheiros são categorizados numa vista em árvore para que apareçam de uma forma organizada e fácil de ler.

Recuperação de dados a partir de partições desaparecidas

A corrupção de dados ou o apagamento acidental podem fazer com que uma partição do disco fique inacessível. Não consegue visualizar e usar essa partição, mas isto não quer dizer que os dados não estejam ainda lá. O Stellar Data Recovery Professional for Windows procura todas as partições que estejam numa unidade de gravação de dados e mostra-as numa lista para que seja possível recuperar os dados que lá estavam.

Funcionalidade de pesquisa com dois níveis

O programa oferece dois tipos de pesquisa – Pesquisa Rápida e Pesquisa Profunda. A Pesquisa Profunda faz uma busca mais demorada do suporte de gravação e também permite a pesquisa em vários tipos de sistemas de ficheiros para obter melhores resultados.

Gravação de sessões de recuperação

Este programa permite-lhe colocar as sessões de recuperação em pausa e retomá-las mais tarde.

Recuperação de dados a partir de uma drive encriptada

Se tem uma drive encriptada através do sistema Bitlocker do Windows, o programa pedir-lhe-á a palavra chave e depois cumpre os três passos de recuperação de dados como nas drives que não estão protegidas.

Monitorização SMART

Para além da recuperação de dados, este programa também monitoriza a saúde e desempenho das suas drives e assim avisa-o quando um desastre estiver iminente para que possa tomar as medidas necessárias.

Clonagem

Com o Stellar Data Recovery Professional for Windows também pode criar uma réplica do seu disco para acautelar possíveis perdas de dados em caso de aparecer um qualquer problema.

Lista de compatibilidades

Dispositivos: Discos rígidos mecânicos, SSD, drive USB, CD, DVD, Blu ray, cartões de memória, servidores RAID máquinas virtuais.

Sistema de ficheiros: NTFS, FAT, FAT16, FAT32, exFAT, CDFS, UDF e HFS+

Requisitos mínimos para executar o Stellar Data Recovery

Processadores: Pentium

Windows: 10, 8.1, 8, 7, Vista e XP

RAM: 2 GB

Espaço em disco: 250 MB

Exit mobile version