PLAY – Arctis 9 Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Este novo headset Arctis 9 Wireless da Steelseries é um campeão da versatilidade. Pode ser usado com Bluetooth, através de uma ligação sem fios de 2,4 GHz da SteelSeries, de USB ou jack de 2,5 mm

Este conjunto de possibilidades permite a sua utilização em Windows, macOS, PlayStation, ou em qualquer dispositivo móvel com Bluetooth, com a Nintendo Switch. No entanto, se quiser usar a ligação analógica terá de ter um cabo, porque este não vem incluído.

Os auscultadores são exactamente iguais aos outros Arctis: têm altifalantes rectangulares, mas arredondados nos lados mais curtos; o aro é em aço, com uma alça elástica que permite o ajuste automático a praticamente todos os tamanhos de crânios. No altifalante do lado esquerdo está o microfone retráctil com um LED na ponta.

Segundo a SteelSeries, a bateria dura vinte horas de uso ininterrupto (nos nossos testes chegámos a um valor próximo deste) e é carregada através do cabo USB Type-A para micro USB incluído.

Os botões estão instalados em ambos os altifalantes e as entradas surgem concentradas no do lado direito. Como podem ser usados sem fios, existe um comando para o volume e outro que permite misturar o som vindo do chat durante os jogos e os sons do próprio jogo.

Uma coisa estranha que acontece quando se usam os Arctis 9 em modo analógico é o controlo do volume ficar um pouco “desnorteado” – se o pusermos mais alto, ele baixa-o; se o pusermos mais baixo, diminui, efectivamente. O volume mais alto só se consegue se pusermos o controlo exactamente no sítio onde estava quando o usámos sem fios da última vez.

A qualidade de som não é constante em todos os tipos de ligações possíveis para estes auscultadores. Se usarmos o dongle USB para os 2,4 GHz, o som não é nada mau, mas parece que lhe falta alguma coisa em termos de definição e volume. Só quando usamos os Arctis com as ligações Bluetooth ou analógica é que brilham: o som é muito claro, com equilíbrio entre graves e agudos, apesar de os agudos serem um nada mais realçados que os graves.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Site: fraggerzstuff.pt

Preço: €199,99


Ficha Técnica

Resposta de frequência: 20 – 20 000 Hz
Dimensão dos altifalantes: 40 mm
Ligação: USB, Bluetooth, wireless 2,4 GHz jack 3,5 mm
Autonomia: 20 horas


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version