FRITZ! Mesh Set

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Voltamos a testar mais um equipamento da FRITZ!Box, desta vez o Mesh Set, um conjunto composto pelo router FRITZ!Box 7530 e pelo FRITZ!Repeater 1200. Começando pelo router, este modelo não difere muito do 7590 que testámos anteriormente, embora existam algumas limitações em termos das funcionalidades disponíveis.

Ainda assim, poderá contar com a capacidade de ligação a redes analógicas e digitais ADSL e VDSL, ligação a um telefone analógico, DECT (telefone digital IP), quatro portas Gigabit Lan e uma entrada USB, que pode ser usada para ligar uma impressora ou um dispositivo de armazenamento (como disco externo), que podem ser partilhados por todos os equipamentos ligados à sua rede doméstica.

Este router conta com a norma 802.11 AC de dupla banda, ou seja, suporta uma velocidade máxima de 866 Mbps nos 5 GHz e 400 Mbps na banda dos 2,4 GHz. Em termos de alcance dessa ligação Wi-Fi, os resultados foram idênticos aos registados com o FRITZ!Box 7590, que por sua vez já tínhamos comprovado ser significativamente superior aos routers de operadores, mesmo os mais avançados, em termos de alcance.

Mas a grande vantagem deste kit é a inclusão de um repetidor de Wi-Fi, o FRITZ!Repeater 1200, que consegue cumprir na perfeição a sua função, ao ampliar o sinal Wi-Fi do router, para garantir maior alcance da rede em toda a sua casa. Para tal, este repetidor tem Wi-Fi de dupla banda até 1266 Mbps (na banda dos 5 GHz), bastando usar o sistema WPS (Wi-Fi Protected Setup) para que os dois dispositivos fiquem a trabalhar juntos, criando assim uma única rede Wi-Fi mais potente e com maior alcance.

Se só com o router, no canto oposto da casa, obtivemos 50 Mbps de download e 30 Mbps de upload, com o repetidor a meio da casa, esses valores subiram para 380 Mbps e 290 Mbps, respectivamente. Este repetidor tem a vantagem de incluir uma ligação Gigabit LAN, permitindo assim ligar um dispositivo (PC, televisão ou consola de jogos) que não tenha Wi-Fi.


Distribuidor: FRITZ!Box

Site: fritzbox.pt

Preço: €180


Ficha Técnica

Padrões de rede sem fio: 802.11b/g/n/ac
Bandas Wi-Fi: 2,4 GHz, 5 GHz
Segurança Wi-Fi: WEP, WPA, WPA2, WPA-PSK, WPA2-PSK, WPA3
Ligações: 4 x RJ-45 Gigabit Lan, ADSL/VDSL, porta telefone/fax analógica, DECT, USB 3.0 (router); Gigabit LAN (repetidor)
Dimensões: 208 x 150 x 37 mm (router); 80 x 80 x 37 mm (repetidor
Peso: 318 gr (router); 160 gr (repetidor)


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version