Facebook desligou temporariamente algumas funcionalidades do Messenger e Instagram na Europa

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

O Facebook está a notificar os utilizadores das aplicações Messenger e Instagram na Europa que algumas funcionalidades estão desactivadas temporariamente. Esta notificação está a ser feita através de uma mensagem que aparece no topo do ecrã destas aplicações, que indica que as funcionalidades não estão disponíveis para “respeitar as novas regras para os serviços de mensagens na Europa”.

O Facebook não indica exactamente que funcionalidades vão estar indisponíveis, mas, segundo as páginas de apoio técnico que os inquéritos, tanto no Messenger, Instagram estão desactivados na Europa, bem como os stickers no Instagram e as respostas personalizadas no Messenger. Outras funcionalidades desactivadas podem incluir o envio de alguns tipos de ficheiros no Messenger, alcunhas ou a impossibilidade de se partilharem efeitos de realidade aumentada nas mensagens directas no Instagram.

O Facebook descativou estas funcionalidades para cumprir as novas regras relacionadas com a utilização de dados na União Europeia. Estas regras fazem parte da Directiva de Privacidade e Comunicações Electrónicas aprovada em 2002 e que agora está a ser transposta para as leis nacionais dos países da União. Esta directiva impõe regras mais apertadas para a utilização de dados pessoais por parte de serviços de comunicações que operam nos países da União Europeia.

Não há indicação sobre quando é que estas funcionalidades vão voltar a estar disponíveis, mas em declarações ao site The Verge um porta-voz do Facebook assegurou que será muito em breve.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version