Philips 498P9

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Na PCGuia adoramos monitores de formato SuperWide, sejam eles do tipo 21:9, como do mais recente tipo 32:9, formato este utilizado pelos mais recentes monitores de 49 polegadas.

Este Philips 498P9 não é o primeiro monitor de 49 polegadas testado por nós, mas é aquele que consegue reunir tudo aquilo que desejamos num monitor de grandes dimensões, curvo e de formato SuperWide, que tanto pode ser utilizado para jogar como para trabalhar, por um preço relativamente acessível.

Criado essencialmente para trabalhar, este monitor usa um painel do tipo VA de 48,8 polegadas, que garante uma qualidade de imagem superior aos tradicionais painéis TN, tradicionalmente utilizados nos monitores de gaming, que tendem a ser mais rápidos no processamento de imagem, mas que não oferecem os mesmos ângulos de visualização (até 178 graus) dos painéis do tipo VA e IPS, sem perda de qualidade de imagem.

Se, no passado, fomos críticos quanto à utilização de ecrãs curvos, especialmente em monitores de pequenas dimensões (como 27 e 32 polegadas), num monitor com estas dimensões e este formato, a curvatura do ecrã acaba por ser fundamental, tendo este 498P9 uma de 1800r, garantindo assim menor cansaço ocular e uma imagem com menor distorção.

Se quer este monitor para jogar, algo que nós acabámos por fazer de forma constante (a culpa é do Microsoft Flight Simulator), conte com uma boa experiência de jogo, graças à compatibilidade com a tecnologia Adaptive-Sync, para reduzir o efeito de artefactos na reprodução dos fotogramas, e 5 ms de tempo de resposta, uma velocidade mais do que suficiente para a grande maioria dos jogos.

Convém lembrar que, se procura um monitor deste formato para jogar, encontra modelos mais rápidos (a 144 Hz), mas com resolução inferior, logo menos práticos no dia-a-dia; por outro lado, tem o rapidíssimo Samsung Odyssey G9 de 240 Hz, mas que é significativamente mais caro. Falta referir que a base permite ajustar a altura e inclinação do ecrã, e que os dois altifalantes de 5 W integrados têm uma qualidade de som bastante limitada, devendo os mesmos ser só usados em último recurso.


Distribuidor: Philips

Site: philips.pt

Preço: €899


Ficha Técnica

Ecrã: 48,8” VA
Tempo de Resposta: 5 ms
Resolução Máxima: 5120 x 1440
Ligações: 2 x HDMI 2.0b, DisplayPort 1.4, Hub USB 3.2, jack 3.5 mm
Dimensões: 1194 x 568 x 303 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version