Micron anuncia novo processo de fabrico de memória flash que permite mais densidade, mais velocidade e menor custo

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Micron anunciou esta semana que o novo processo de fabrico de memórias flash que permite dispositivos com 176 camadas já entrou em produção tendo começado já a distribuir as primeiras unidades. Esta nova tecnologia de fabrico de memórias 3D NAND permite mais densidade, mais longevidade, mais desempenho a custos mais baixos.

O novo processo de fabrico marca o início da quinta geração de memórias NAND e a segunda geração em que é implementada a chamada arquitectura replacement-gate que substituiu a arquitectura floating-gate usada no passado pela Intel e pela Micron.

O novo processo de fabrico de memórias NAND 3D consegue integrar mais células no único chip, o que aumenta a densidade do armazenamento, latências menores e mais eficiência energética. Em contraste, a arquitectura floating-gate usada pela Micron permite 96 camadas e a geração anterior da arquitectura replacement-gate permitia 128, já o processo BiCS5 da Western Digital permite 112 camadas.

O aumento da quantidade possível de camadas permite diminuir o tamanho do chip mantendo o mesmo número de células. Segundo a Micron os novos chips são 30% mais pequenos que os anteriores. Isto permite aumentar bastante a capacidade em dispositivos com formatos mais reduzidos. Isto quer dizer que em breve poderemos vir a ter um grande aumento na capacidade principalmente das drives M.2 NVMe.

Segundo a Micron, esta nova tecnologia também traz vantagens no que respeita às latências, tanto nos processos de escrita como de leitura. A empresa anuncia uma melhoria de 35 por cento da latência em relação às memórias floating-gate e uma melhoria de 25 por cento em relação às memórias replacement-gate da geração anterior.

Se aquilo que Micron diz em relação à maior resistência destes chips for verdade, será possível substituir os SSD SLC (Single Layer Cell) usados nos data centers por uma solução 3D NAND muitos mais barata. O aumento da densidade também poderá querer dizer que em breve podem começar aparecer dispositivos de armazenagem flash muito mais baratos no mercado de consumo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version