INESC TEC lança app que ensina a poupar energia com recurso à gamificação

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©INESC TEC

Chama-se ECOplay e é uma aplicação para iOS e Android criada por um consórcio europeu liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

O objectivo é, através de gamificação, consciencializar o utilizador a ter comportamentos mais ecológicos: a app apresenta uma série de vídeos sobre «iluminação, aquecimento ou electrodomésticos», divididos por níveis, seguidos de questionários «relacionados com tomadas de decisão do dia-a-dia, relativamente a comportamentos energeticamente eficientes», sublinha o INESC TEC.

As respostas certas valem pontos e distintivos (medalhas de ouro, prata e bronze) que contam para um ranking global de utilizadores; a app envia ainda notificações que «estimulam a adoptar comportamentos mais sustentáveis».

A ECOplay foi criada no âmbito do projecto europeu FEEdBACk e é lançada por de um consórcio liderado pelo INESC TEC onde estão universidades da Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version